Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
VALE DO IVAÍ

Amuvi procura se adequar a nova lei das associações

Estatuto será alterado para que a associação possa representar os municípios perante a Justiça e outros organismos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Amuvi procura se adequar a nova lei das associações
Autor O encontro foi restrito aos prefeitos - Foto: Divulgação

Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira no Cine Teatro Fênix, em Apucarana. O encontro, restrito aos prefeitos, foi convocado pelo presidente da associação, prefeito Lauro Junior (União Brasil), de Jandaia do Sul, para discutir alguns assuntos internos de natureza burocrática e técnica, além de outros de interesse dos municípios.

O principal assunto das discussões refere-se a alterações no estatuto da associação, visando adequá-lo à lei 14.341/22, sancionada em 18 de maio de 2022 pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A nova lei regulamenta o funcionamento das associações de municípios, permitindo que elas representem seus associados perante a Justiça e outros organismos em assuntos de interesse comum. O prazo para essa adequação encerra-se em 18 de maio do ano que vem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Aves silvestres são resgatadas e morador da região multado em R$ 6 mil

Para explicar detalhes da nova lei das associações, esteve presente na reunião a assessora jurídica da Amuvi, advogada Bruna de Farias Ferreira Leite. Segundo ela, a nova lei estabeleceu um formato padronizado de constituição das associações e representações de municípios, com a finalidade de regulamentar que todas elas tenham a mesma formatação. Por isso há necessidade de alterar e padronizar o estatuto da Amuvi. Ela observa que, embora não sejam alterações relevantes, é necessário dar formalidade legal ao estatuto. “Se a Amuvi não se adequar à nova lei dentro do prazo, seu estatuto passa a ser considerado nulo e, assim, não tem formalidade jurídica”, alerta.

“É importante este debate para podermos deixar a Amuvi bem legalizada, cada vez mais dentro das normas que ela precisa andar”, justifica também o presidente Lauro Junior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, são muitas as associações regionais ou estaduais de municípios existentes no País, como a própria Confederação Nacional de Municípios (CNM). No entanto, por falta de condição legal, elas têm dificuldades de representar seus municípios associados em diversas instâncias. A nova lei prevê que sejam conhecidas oficialmente como “Associação de Representação de Municípios”.

RIQUEZAS DO VALE

Um outro assunto discutido na reunião da Amuvi foi referente à Exposição Riquezas do Vale, que será realizada em Apucarana no dia 2 de dezembro, no Espaço das Feiras. O evento, criado neste ano pela Amuvi, visa reunir todas as tradições do Vale do Ivaí, incluindo gastronomia, artesanato, produtos diversos, além de apresentações musicais e artísticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dos 26 municípios da Amuvi, 18 já confirmaram participação nesta primeira feira, que será realizada das 15 às 22 horas, com muitos atrativos regionais.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline