Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
EM JARDIM ALEGRE

Amuvi discute fortalecimento da sericicultura no Vale do Ivaí

Encontro reuniu prefeitos, secretários municipais de agricultura, produtores, além do secretário Alex Canziani e da presidente da Bratac, Renata Amano

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Amuvi discute fortalecimento da sericicultura no Vale do Ivaí
Autor Foto por Ivan Maldonado / TNOnline - O prefeito de Jardim Alegre, Moisés Santos, agradeceu a presença dos visitantes e ressaltou a importância da sericicultura para a agricultura familiar.

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) discutiu nesta sexta-feira (08) em Jardim Alegre ações para fortalecer a produção da sericicultura na região. O encontro reuniu prefeitos, secretários municipais de agricultura e produtores. Também participaram o secretário estadual de Desenvolvimento, Alex Canziani, e a presidente da Bratac, Renata Amano. A Bratac é a maior empresa de produção de fios de seda do Brasil e a única do ramo na América Latina.

📰 LEIA MAIS: Mulher agredida com 61 socos posta 1ª foto depois de cirurgia

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O prefeito Moisés Santos agradeceu a presença dos visitantes e ressaltou a importância da sericicultura para a agricultura familiar. “Este é um grande evento da Amuvi, focado na sericicultura. Ficamos muito felizes com a presença em peso para discutirmos uma cultura que traz rentabilidade e compensa muito para nossa região.”

📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp

O presidente da Amuvi, Primis de Oliveira, ressaltou o potencial de retorno financeiro para os pequenos produtores. Segundo ele, “um hectare pode gerar mais de R$ 50 mil por ano. Não tem outra cultura que dê esse resultado”. Primis também explicou que a maioria das prefeituras já apoia a atividade com terraplanagem, fornecimento de adubo e transporte de mudas. “O desafio agora é conseguir recursos para a construção dos barracões para quem quer iniciar na atividade, que é a etapa mais cara”.

publicidade

O secretário Alex Canziani afirmou que o Vale do Ivaí pode se tornar referência nacional na sericicultura. “O Paraná abriga a única indústria de seda do Brasil e da América Latina, e toda a produção é exportada para grandes empresas internacionais.” Ele destacou que a demanda é maior que a oferta atual e há espaço para novos criadores do bicho-da-seda. “O Governo do Estado será parceiro nessa cadeia produtiva. O governador Ratinho Júnior está empenhado em apoiar o crescimento do setor no Vale do Ivaí.”

A presidente da Bratac, Renata Amano destacou o potencial da região e afirmou que o mercado internacional da seda está superaquecido. “Temos produtores 100% orgânicos, o que abre portas para a indústria têxtil e também para tecnologia e biomateriais.”

Ela explicou que a maior ameaça à produção é a deriva de agrotóxicos, e não a competição com outras culturas, como soja e milho. “Com manejo correto e aplicação seguindo protocolos, é possível garantir áreas seguras para o bicho-da-seda. Um hectare de amoreiral pode gerar lucro muito superior ao de outras culturas no Paraná.”

publicidade

A presidente da Bratac também comentou que a empresa estuda novos investimentos na região. Entre as possibilidades estão a instalação de um campo de criação para treinamentos e dias de campo, além da implantação de uma chocadeira

Além da sericicultura, os prefeitos foram convidados para um encontro sobre turismo no próximo dia 14, em Borrazópolis, organizado pela Amuvi e pela Amuvitur. A pauta deve tratar de políticas públicas e oportunidades para desenvolver o setor no Vale do Ivaí.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline