Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
SAÚDE

Alerta: casos de dengue aumentam em Marilândia do Sul

De novembro do ano passado, até nesta segunda-feira (15), a cidade soma 11 casos da doença, com aumento nas notificações

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Alerta: casos de dengue aumentam em Marilândia do Sul
Autor Em uma semana, sete pessoas foram diagnosticadas com a doença - Foto: Divulgação

O aumento do número de casos de dengue em Marilândia do Sul coloca a saúde em alerta. Em uma semana, sete pessoas foram diagnosticadas com a doença.

De novembro do ano passado, até nesta segunda-feira (15), o município soma 11 casos de dengue, com aumento nas notificações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Ivaiporã investiga suspeita de morte por dengue de homem de 31 anos

"Estamos em alerta, pois com 35 casos já é considerado epidemia em Marilândia do Sul. Estamos percebendo que os casos estão aumentando e isso nos preocupa, por isso pedimos mais uma vez a total colaboração das pessoas, com os cuidados necessários, cuidar do seu quintal, retirar todo objeto, lixo, enfim, todo material que posso acumular água", explica o coordenador de endemias, William Barbosa Silva.

O setor de endemias já intensificou o trabalho de fiscalização nos bairros da cidade. "Estamos percorrendo os bairros, vistoriando quintais, orientando os moradores. Nossos agentes intensificaram o combate nos locais onde ocorreram as notificações, é um trabalho árduo e nossos agentes precisam da colaboração e do apoio da nossa comunidade. Precisamos nos unir para controlar os casos e combater o mosquito", disse William.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em casos de denúncias de locais com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti basta ligar na saúde municipal:(43) 3428-1221.

Sintomas

Existem quatro tipos de vírus de dengue - sorotipos 1, 2, 3 e 4. A febre alta é um dos principais sintomas da doença. Outros sintomas são dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A infecção por dengue também pode não causar sintomas, ser leve ou grave. Nesse último caso, pode até levar à morte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As pessoas mais idosas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão.

Não há tratamento específico para a dengue. De acordo com a avaliação médica, são recomendadas medidas como fazer repouso, ingerir bastante água e não tomar medicamentos por conta própria. Pode ser recomendada também a hidratação com soro. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para ter o diagnóstico correto.

A zika e chikungunya têm sintomas semelhantes aos da dengue como febre, dor de cabeça, mal-estar, dores pelo corpo e muita dor nas juntas. O tratamento também é feito de acordo com os sintomas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso da chikungunya, algumas pessoas podem desenvolver um quadro pós-agudo e crônico com dores nas articulações que duram meses ou anos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline