Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
INOVAÇÃO

Agricultura: produtor de Novo Itacolomi inicia plantio de lúpulo

Município será o primeiro produtor da planta utilizada para fabricação de cerveja no Vale do Ivaí

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A terra do frango e da banana está explorando o potencial de outra cultura bastante promissora: o lúpulo. Mais de duas mil mudas da planta utilizada para a fabricação de cerveja foram plantadas recentemente na propriedade do agricultor Daniel de Oliveira, em Novo Itacolomi, no norte do Paraná. O município é o primeiro em todo o Vale do Ivaí a introduzir esse tipo de cultivo.

Oliveira, que também é avicultor, conta que o interesse pela planta típica de países frios surgiu em conversa com um agrônomo que lhe apresentou o potencial do cultivo no Brasil que já é uma realidade, pelo qual muitos produtores vislumbram um futuro promissor para o mercado cervejeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Fui até São Paulo ver o plantio de perto e fiquei maravilhado. Procurei conhecer melhor por meio de vídeos na internet e entrei em contato com outros produtores em outros estados. Todos relatam a viabilidade dessa cultura que ainda é pouco conhecida aqui no Brasil e tem possibilidade de grande crescimento devido seu valor comercial, tendo em vista a grande quantidade de cervejeiros artesanais em grande escala no Brasil”, afirma.

- LEIA MAIS: Conab estima safra recorde de 317,6 milhões de toneladas em 2023

Com o apoio da esposa e da filha, Daniel decidiu investir nessa nova empreitada e comprou 2 mil mudas para plantar um campo de lúpulo em Novo Itacolomi, o primeiro no norte do Paraná. “Sou uma pessoa que gosta de inovação”, revela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acostumado com o plantio de milho e soja, o agricultou conta com a consultoria de um técnico do estado de São Paulo que o ensinou a fazer o manejo da planta. Enquanto o agricultor aprendia do zero sobre como plantar, sua esposa Roselene Souza Melo decidiu se especializar no produto final do lúpulo: a cerveja. Ela está cursando Tecnologia em Produção de Cerveja com objetivo de desenvolver um produto artesanal futuramente.

“Temos uma expectativa boa, apesar de ter um custo considerado alto para a plantação, o retorno é certo”, assinala Daniel.

O lúpulo é uma cultura de ciclo anual, precisa de 14 a 16 horas de luz o que necessitou investimento na propriedade com a instalação de postes com luzes para garantir a viabilidade da plantação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline