Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
VALE DO IVAÍ

Adapar identifica foco de raiva em Marilândia do Sul

Em uma propriedade, 4 animais morreram com o vírus da raiva; foco da doença é investigado.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Adapar identifica foco de raiva em Marilândia do Sul
AutorFoto: Reprodução

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) de Apucarana identificou um foco de raiva em uma propriedade de Marilândia do Sul. Pelo menos 4 animais morreram com o vírus da raiva, transmitido por morcegos hematófagos.

De acordo com o fiscal de Defesa Agropecuária Rafael Salmazo, o primeiro caso foi registrado há cerca de 30 dias com a morte de uma cabra. Em seguida duas vacas e uma novilha também morreram. "O produtor pediu que o veterinário verificasse a situação e ele notificou a Adapar. Foi realizado a coleta nos animais que apontou o vírus da raiva. Na propriedade, já havia histórico de animais com mordidas de morcego", detalhou o fiscal.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com ele, todos os outros animais da propriedade já foram vacinados e os produtores ao redor estão sendo orientados a vacinar também. "Estamos delimitando um raio de pelo menos 5 KM das propriedades ao redor para realizar orientações. Pedimos para que os produtores vacinem todos os herbívoros (bovinos, bubalinos, equinos, caprinos e ovinos) para evitar morte de animais. Os seres humanos que tiveram contato com animais contaminados foram encaminhados para o setor de Saúde do município para realizar um acompanhamento preventivo", explicou Salmazo.

A Adapar ficará responsável ainda por uma pesquisa em relação ao local onde pode haver abrigo de morcegos para identificar o foco da doença. Em caso de mordedura dos animais por morcego ou possibilidade de abrigos com morcegos hematófagos, a orientação é comunicar a Adapar, através do telefone 43 3308 8805.

"É importante orientar as pessoas para não manipularem morcegos caso encontrem os animais. Se o animal estiver contaminado, pode ser perigoso", finalizou o fiscal.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline