Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
IRREGULARIDADES

500 kg de carne sem procedência são apreendidos em Marilândia do Sul

A operação foi desencadeada pela Vigilância Sanitária do município a partir de denúncia anônima

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

500 kg de carne sem procedência são apreendidos em Marilândia do Sul
Autor Foto por Divulgação/Prefeitura - Carne foi apreendida em Marilândia do Sul

A Vigilância Sanitária de Marilândia do Sul realizou nesta semana uma ação de inspeção que resultou na apreensão de aproximadamente 500 kg de carnes sem procedência comprovada. A operação foi desencadeada a partir de denúncia anônima, com o objetivo de verificar possíveis irregularidades na comercialização de produtos de origem animal no município.

-LEIA MAIS: Tutor é multado em R$ 3,4 mil por maus-tratos a animais em Arapongas

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Durante a inspeção, constatou-se a ausência de comprovação de origem e notas fiscais, o que impossibilita a rastreabilidade do produto e oferece risco à saúde pública. Todo o material foi inutilizado em vala no aterro sanitário municipal, seguindo os protocolos técnicos e devidamente documentado com registros fotográficos e relatório sanitário.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar, que garantiu toda a segurança e suporte à equipe técnica. “Os policiais foram muito atenciosos, nos deram todo o suporte e segurança, o que fez toda a diferença para que pudéssemos realizar nosso trabalho com tranquilidade e confiança”, destacou Leila de Souza Althaus de Jesus, autoridade sanitária responsável pela Vigilância Sanitária Municipal.

A equipe da Vigilância Sanitária ainda contou com o apoio técnico-sanitário da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, representada pelo médico veterinário Dr. André Romagnole, reforçando a importância da atuação integrada entre os órgãos de saúde e segurança.

publicidade

A Vigilância alerta todos os comerciantes e consumidores sobre a importância de adquirir e comercializar apenas produtos com procedência comprovada. Carnes sem origem legal, além de configurarem infração sanitária, podem oferecer sérios riscos à saúde da população.

De acordo com o Código de Saúde do Estado do Paraná (Lei Estadual nº 13.331/2001), é proibida a comercialização de produtos alimentícios de origem animal sem comprovação de inspeção sanitária e procedência legal, conforme disposto no Art. 46, inciso VII, que prevê sanções a estabelecimentos que fabriquem, vendam ou armazenem alimentos em desacordo com as normas sanitárias.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline