Vampetaço: a trend de brasileiros que invadiu as redes de Donald Trump
Foto de Vampeta pelado na G Magazine em 1999 viraliza mais uma vez após EUA anunciar taxação ao Brasil

Brasileiros realizaram um “vampetaço” nas redes sociais do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, e de seus apoiadores, em resposta ao tarifaço imposto ao Brasil. A ação virtual consiste na publicação em massa de comentários com a famosa foto do ex-jogador Vampeta nu, divulgada pela revista G Magazine em 1999.
📰 LEIA MAIS: Dois homens são presos por tráfico na 'Cidade de Deus' em Apucarana
Nas publicações, a imagem de Vampeta aparece em montagens com frases que cobrem o órgão genital, sendo a mais comum: “Trump is on Epstein’s list” (“Trump está na lista do Epstein”), em alusão ao caso do bilionário Jeffrey Epstein.
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
A prática do “vampetaço” é conhecida entre internautas brasileiros como uma forma de protesto ou provocação online. Já foi utilizada em disputas de torcidas de futebol, em brigas envolvendo fãs de participantes do Big Brother Brasil e também contra figuras públicas internacionais, como o empresário Elon Musk, após críticas dele ao STF em 2024.

Nesta semana, os alvos incluíram o perfil do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), que reafirmou as ameaças comerciais ao Brasil, além do próprio Donald Trump e simpatizantes. O ator Rob Schneider, que se posicionou em defesa de Trump, também foi alvo dos comentários com a imagem de Vampeta.