Robert Redford, ator e diretor vencedor do Oscar, morre aos 89 anos
A última aparição nas telas, registrada ocorreu em Vingadores: Ultimato (2019)

O ator e diretor americano Robert Redford morreu nesta terça-feira (16) aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo jornal The New York Times e anunciada em comunicado por sua agente, Cindi Berger, diretora-executiva da agência de atores Rogers & Cowan PMK.
Segundo o texto, Redford morreu durante o sono em sua casa nas montanhas de Provo, no estado de Utah. A causa da morte não foi especificada. “Robert morreu “nas montanhas de Utah — o lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava. Sentiremos muita falta dele. A família pede privacidade”, informaram.
Carreira
Nascido em Santa Monica, Califórnia, Redford iniciou a carreira em Nova York nos anos 1950, atuando em programas de televisão e peças de teatro. Sua estreia no cinema ocorreu em 1960, no filme ‘Até os Fortes Vacilam’. Ao longo da carreira, ele participou de mais de 70 produções, com destaque para clássicos como ‘Butch Cassidy’ (1969), ‘Golpe de Mestre’ (1973) e ‘Todos os Homens do Presidente’ (1976).
Redford também se destacou como diretor. Ele recebeu o Oscar de melhor diretor por ‘Gente como a Gente’ (1980), além de um Oscar honorário em 2002, por ser uma “inspiração para cineastas de todo o mundo”. Sua trajetória incluiu ainda trabalhos como produtor e ativista, sendo fundador do Instituto Sundance, que deu origem ao Festival de Sundance, referência global do cinema independente.
Aposentadoria
Apesar da notoriedade, Redford levava uma vida discreta e vivia de forma reclusa em um rancho isolado em Utah. Em 2018, anunciou sua aposentadoria da atuação.
“Tenho mais dois projetos em andamento. Uma vez que eles estiverem prontos, eu vou dizer ‘ok, isso é um adeus a tudo isso’, e então vou focar na direção”, disse ele na época.
“Sou uma pessoa impaciente. Então é difícil ficar sentado após cada tomada. Nesse ponto da minha vida, aos 80 anos, isso me da mais satisfação porque não dependo de ninguém. Sou apenas eu, da forma como costumava ser, e então voltar a esboçar. É nessa direção que a minha cabeça está agora. Estou pensando em mudar nessa direção e não atuar muito”, falou.
Seu último papel principal foi em ‘O Velho e a Arma’ (2018), interpretando Forrest Tucker. A última aparição nas telas, registrada antes desse filme, ocorreu em Vingadores: Ultimato (2019).
Família
Redford deixa a esposa, Sibylle Szaggars, e duas filhas do primeiro casamento com Lola Van Wagenen: Shauna Jean Redford e Amy Hart Redford. Durante a vida, perdeu dois filhos: Scott Anthony Redford (1959), vítima de síndrome da morte súbita infantil, e David James Redford (1962-2020), que morreu de câncer. Com informações do portal g1.
Informações: Revista Caras
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão