Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Revista UAU!

publicidade
DOENÇA

O que é APLV? Diagnóstico da filha recém-nascida de MC Guimê chama atenção

Bebê foi diagnosticada com alergia à proteína do leite de vaca, condição comum no primeiro ano de vida e que exige cuidados específicos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O que é APLV? Diagnóstico da filha recém-nascida de MC Guimê chama atenção
Autor A condição foi identificada em Yarin, bebê do artista com a noiva, Fernanda Stroschein - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O recente diagnóstico da filha recém-nascida do cantor MC Guimê trouxe à tona um tema que ainda gera muitas dúvidas entre pais e responsáveis: a APLV, sigla para Alergia à Proteína do Leite de Vaca. A condição foi identificada em Yarin, bebê do artista com a noiva, Fernanda Stroschein, após o surgimento de sintomas preocupantes.

Nas redes sociais, Guimê relatou que a filha, nascida em 8 de dezembro em uma maternidade de São Paulo, passou a apresentar irritação constante, pele avermelhada, cólicas intensas e evacuações frequentes com presença de sangue. “Ela fazia muito esforço para evacuar, e isso nos deixou muito preocupados. Foi quando procuramos a médica dela”, contou o cantor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

📰 LEIA MAIS: Especial do BBB revela candidatos a brothers e sisters das Casas de Vidro

Com o agravamento do quadro, a família buscou atendimento especializado e recebeu o diagnóstico de APLV, uma alergia alimentar que pode se manifestar em diferentes níveis. Segundo Guimê, os sintomas chegaram a se intensificar antes da definição do tratamento. “Foi preciso agir rápido junto com a doutora, porque a APLV pode evoluir”, explicou.

Após a confirmação da alergia, Yarin passou a receber cuidados específicos, incluindo a substituição da alimentação por uma fórmula indicada para bebês com a condição. O cantor afirmou que a resposta ao tratamento foi positiva. “Ela está bem melhor, tranquila, se alimentando direitinho e até sorrindo”, relatou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é APLV

A Alergia à Proteína do Leite de Vaca é uma reação do sistema imunológico às proteínas presentes no leite, diferente da intolerância à lactose, que está relacionada apenas à dificuldade de digestão do açúcar do leite. Na APLV, o organismo entende a proteína como um agente invasor e desencadeia respostas que podem atingir vários sistemas do corpo.

Os sinais variam e podem surgir logo após a ingestão ou até dias depois. Entre os sintomas mais comuns estão diarreia persistente, vômitos, cólicas fortes, refluxo, sangue nas fezes e dificuldade de ganho de peso. Também podem ocorrer manifestações na pele, como urticária, coceira e dermatite, além de sintomas respiratórios, como tosse e chiado no peito. Em casos mais graves, há risco de reação alérgica severa, que exige atendimento médico imediato.

Bebês são os mais atingidos

A APLV é mais frequente no primeiro ano de vida, afetando de 1% a 5% das crianças, período em que o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. A maioria dos casos evolui bem: cerca de 80% a 90% das crianças desenvolvem tolerância natural à proteína do leite até os cinco anos de idade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

Tratamento

Atualmente, não há um tratamento que elimine a alergia de forma imediata. O principal cuidado envolve a exclusão total das proteínas do leite de vaca da alimentação da criança, o que inclui todos os derivados.

Caso a criança ainda esteja em aleitamento materno, pode ser necessário que a mãe também siga uma dieta de exclusão, evitando laticínios com orientação de profissionais especializados, como nutricionistas, gastroenterologistas ou alergistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa alergia pode ser apenas uma fase na vida do seu filho ou filha. E com o tempo, cuidado e o suporte certo, ela pode ser superada. O mais importante é garantir que os pequenos cresçam seguros, acolhidos e cheios de saúde para viver tudo o que a infância tem de mais bonito.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Revista UAU!

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline