"Inerte ao Raio" marca história no cinema independente de Apucarana
Primeiro curta-metragem de ficção científica da cidade terá exibição pública e gratuita no dia 20 de setembro na Praça CEU
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

No dia 20 de setembro, às 17h, o Auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), em Apucarana (PR), recebe a exibição pública e gratuita de “Inerte ao Raio”, um curta-metragem de ficção científica produzido por artistas independentes da cidade, com recursos da Lei Paulo Gustavo (2023-2024) através de edital municipal.
- LEIA MAIS: Banda Assis e a Flor de Lótus lança videoclipe no Cine Fênix
O filme narra a história de três amigos que recebem sinais misteriosos por meio de transmissão de rádio durante uma viagem no interior do Vale do Ivaí. Inspirado por um argumento desenvolvido em 2016 pelo diretor Thiago Luiz e pelo roteirista Rafael Alvino, o projeto só pôde sair do papel com o fomento conquistado em 2024.

Inédito e pioneiro, o curta é o primeiro filme de ficção científica produzido em Apucarana com apoio de uma lei federal de incentivo à cultura. Além da importância artística, a obra valoriza locais da região, envolve profissionais técnicos, atores e atrizes da cidade de Apucarana, conectando-se à memória afetiva e ao patrimônio imaterial apucaranense.
O filme contou ainda com a parceria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no âmbito do Projeto de Extensão Cinemáticas Territoriais, envolvendo alunos em funções de assistência de produção e making off.
Após a sessão, o público poderá participar de um bate-papo com a equipe de produção em uma proposta de aproximação e troca entre criadores e comunidade.
Serviço – Exibição Pública
Filme: “Inerte ao Raio” (curta-metragem de ficção científica)
Data: 20 de setembro de 2025 (sábado)
Horário: 17h
Local: Auditório da Praça CEU – Av. Central do Paraná, 1420 – Jardim América –
Apucarana (PR)
Entrada: Gratuita
Atividade complementar: bate-papo com a equipe de produção
Últimas em Revista UAU!
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline
