Banda Assis e a Flor de Lótus lança novo álbum nesta sexta-feira (10)
Projeto foi viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através de edital cultural realizado em Apucarana em 2024

No dia 10 de outubro de 2025, a banda Assis e a Flor de Lótus, de Apucarana (PR), lança oficialmente o álbum Vã, um trabalho que completa um ciclo de produção iniciado em 2020 e que vem marcado pelos desafios da pandemia da Covid-19. A obra é resultado de persistência e de uma criação coletiva que se manteve viva mesmo em meio às dificuldades de isolamento e restrições que atravessaram o setor cultural nesse período.
- LEIA MAIS: Cultura abre consulta pública do novo Profice com fomento de R$ 20 mi
O projeto foi viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através de edital cultural realizado em Apucarana em 2024, fortalecendo a importância da política pública no fomento às artes e na manutenção de iniciativas que muitas vezes resistem com recursos próprios.
Gravado no Estúdio Lado B, liderado por Leslie Wojszak e Bruno Felipeto, Vã reúne composições de Giovane de Assis e Alexsandro Alves com arranjos e produção concebidos coletivamente pela banda.
O lançamento acontece pelo Selo Alá Comunicação, dirigido por Jorginho Velloso, profissional que já assinou projetos com artistas de projeção nacional como Marina Sena e Baco Exu do Blues. Essa parceria reforça a abertura de Assis e a Flor de Lótus para novos públicos, ao mesmo tempo em que reafirma sua identidade ligada à produção independente e à experimentação.
Como contrapartida social pelo projeto aprovado e para cumprir com as demandas do edital municipal, no dia 19 de outubro (domingo), às 16h, no Cine Teatro Fênix, acontecerá um evento Público e Gratuito: a Audição do Álbum “Vã” Completo e a Exibição do Mini-Documentário “Vã - Por Toda Forma de Sonhar” dirigido, roteirizado e organizado por Giovane de Assis com montagem, edição e finalização da produtora londrinense Arte Pro Artista.
O filme documental de curta-metragem conta um pouco mais sobre a história da banda e do processo de produção desse álbum que é o primeiro trabalho de estúdio. Nesse trabalho audiovisual, os produtores se dedicaram, especialmente, na reciclagem de boa parte do material visual que a banda produziu com diversos parceiros ao longo dos anos, contando ainda com imagens inéditas das ações recentes que aconteceram em 2025, trilhando uma linha do tempo entre o passado, o presente e o futuro próximo.
Com mais de 11 anos de trajetória, a banda se consolidou como um dos poucos projetos autorais de Apucarana a manter um percurso longevo, marcado pela coerência artística e pela conexão com temas sociais, ambientais e existenciais. O álbum Vã expressa esse amadurecimento: suas faixas exploram o hibridismo sonoro — característica marcante do grupo — transitando entre MPB, rock progressivo, reggae, soul, jazz e outras influências que dialogam tanto com a tradição quanto com a contemporaneidade da música brasileira e universal.
Vã simboliza a resistência de um coletivo que, apesar das dificuldades estruturais enfrentadas pela arte independente no interior do país, segue produzindo, inovando e registrando em música a sua época.
Desdobramentos audiovisuais
Os primeiros lançamentos relacionados ao Álbum “Vã” aconteceram entre o final de 2024 e setembro de 2025, com produções que integram o Lado A do trabalho:
“O Imediato”, dirigido por Luiz Thunderbird (artista, músico, ex-MTV Brasil, apresentador de tv, podcaster) e Rui Mendes (considerado um dos maiores retratistas da história do rock nacional).
Videoclipes das faixas “Não Deixe Pra Amanhã” e “Dádiva & Vã”, dirigidos por Giovane de Assis, Thiago Luiz e Bacuri.
Em setembro de 2025, foi lançado o clipe “Chama Viva”, produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo (edital municipal de Apucarana 2023–2024) e dirigido por Giovane de Assis e Thiago Luiz.
Sobre a banda “Assis e a Flor de Lótus”
Desde 2014, a banda Assis e a Flor de Lótus têm atuado com o objetivo de buscar um diálogo entre diferentes estéticas musicais, refletindo a diversidade de influências e referências trazidas por seus integrantes, além de uma tendência natural ao hibridismo e à reinvenção que mantém a “chama viva” apesar dos obstáculos típicos da cena autoral independente - motivo pelo qual se justifica a dedicação em produções colaborativas de materiais autorais que envolvem música, poesia, artes visuais, entre outros.
De modo geral, o trabalho gravita entre a MPB, o Rock Progressivo, o Pós-Punk, o Jazz, o Reggae, o Soul, o Rap, entre outros estilos e linguagens musicais de forma totalmente livre e descompromissada, em uma abordagem de índole tropicalista marcada pelo entrecruzamento de visões de mundo e concepções estéticas que se mostram de maneira clara na identidade musical da banda que, paradoxalmente, tem na impermanência e na transitoriedade o seu escopo e “definição.
Serviço
Lançamento do Álbum “Vã” nas Principais Plataformas de Música: 10 de Outubro de 2025
(Sexta-Feira)
Audição Pública e Gratuita do Álbum “Vã” Completo e Exibição Pública e Gratuita do Mini-Documentário “Vã - Por Toda Forma de Sonhar”: 19 de Outubro de 2025 (Domingo), às 16h, no Cine Teatro Fênix (Apucarana-PR)
Realização: PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) – Edital Municipal de Apucarana (PR)
