Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Revista UAU!

publicidade
MÚSICA

Banda Assis e a Flor de Lótus lança novo álbum nesta sexta-feira (10)

Projeto foi viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através de edital cultural realizado em Apucarana em 2024

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Banda Assis e a Flor de Lótus lança novo álbum nesta sexta-feira (10)
AutorBanda tem mais de 11 anos de trajetória - Foto: Caroliny Frizo

No dia 10 de outubro de 2025, a banda Assis e a Flor de Lótus, de Apucarana (PR), lança oficialmente o álbum Vã, um trabalho que completa um ciclo de produção iniciado em 2020 e que vem marcado pelos desafios da pandemia da Covid-19. A obra é resultado de persistência e de uma criação coletiva que se manteve viva mesmo em meio às dificuldades de isolamento e restrições que atravessaram o setor cultural nesse período.

- LEIA MAIS: Cultura abre consulta pública do novo Profice com fomento de R$ 20 mi

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O projeto foi viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através de edital cultural realizado em Apucarana em 2024, fortalecendo a importância da política pública no fomento às artes e na manutenção de iniciativas que muitas vezes resistem com recursos próprios.

Gravado no Estúdio Lado B, liderado por Leslie Wojszak e Bruno Felipeto, Vã reúne composições de Giovane de Assis e Alexsandro Alves com arranjos e produção concebidos coletivamente pela banda.

O lançamento acontece pelo Selo Alá Comunicação, dirigido por Jorginho Velloso, profissional que já assinou projetos com artistas de projeção nacional como Marina Sena e Baco Exu do Blues. Essa parceria reforça a abertura de Assis e a Flor de Lótus para novos públicos, ao mesmo tempo em que reafirma sua identidade ligada à produção independente e à experimentação.

publicidade

Como contrapartida social pelo projeto aprovado e para cumprir com as demandas do edital municipal, no dia 19 de outubro (domingo), às 16h, no Cine Teatro Fênix, acontecerá um evento Público e Gratuito: a Audição do Álbum “Vã” Completo e a Exibição do Mini-Documentário “Vã - Por Toda Forma de Sonhar” dirigido, roteirizado e organizado por Giovane de Assis com montagem, edição e finalização da produtora londrinense Arte Pro Artista.

O filme documental de curta-metragem conta um pouco mais sobre a história da banda e do processo de produção desse álbum que é o primeiro trabalho de estúdio. Nesse trabalho audiovisual, os produtores se dedicaram, especialmente, na reciclagem de boa parte do material visual que a banda produziu com diversos parceiros ao longo dos anos, contando ainda com imagens inéditas das ações recentes que aconteceram em 2025, trilhando uma linha do tempo entre o passado, o presente e o futuro próximo.

Com mais de 11 anos de trajetória, a banda se consolidou como um dos poucos projetos autorais de Apucarana a manter um percurso longevo, marcado pela coerência artística e pela conexão com temas sociais, ambientais e existenciais. O álbum Vã expressa esse amadurecimento: suas faixas exploram o hibridismo sonoro — característica marcante do grupo — transitando entre MPB, rock progressivo, reggae, soul, jazz e outras influências que dialogam tanto com a tradição quanto com a contemporaneidade da música brasileira e universal.

publicidade

Vã simboliza a resistência de um coletivo que, apesar das dificuldades estruturais enfrentadas pela arte independente no interior do país, segue produzindo, inovando e registrando em música a sua época.

Desdobramentos audiovisuais

Os primeiros lançamentos relacionados ao Álbum “Vã” aconteceram entre o final de 2024 e setembro de 2025, com produções que integram o Lado A do trabalho:

“O Imediato”, dirigido por Luiz Thunderbird (artista, músico, ex-MTV Brasil, apresentador de tv, podcaster) e Rui Mendes (considerado um dos maiores retratistas da história do rock nacional).

publicidade

Videoclipes das faixas “Não Deixe Pra Amanhã” e “Dádiva & Vã”, dirigidos por Giovane de Assis, Thiago Luiz e Bacuri.

Em setembro de 2025, foi lançado o clipe “Chama Viva”, produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo (edital municipal de Apucarana 2023–2024) e dirigido por Giovane de Assis e Thiago Luiz.

Sobre a banda “Assis e a Flor de Lótus”

Desde 2014, a banda Assis e a Flor de Lótus têm atuado com o objetivo de buscar um diálogo entre diferentes estéticas musicais, refletindo a diversidade de influências e referências trazidas por seus integrantes, além de uma tendência natural ao hibridismo e à reinvenção que mantém a “chama viva” apesar dos obstáculos típicos da cena autoral independente - motivo pelo qual se justifica a dedicação em produções colaborativas de materiais autorais que envolvem música, poesia, artes visuais, entre outros.

publicidade

De modo geral, o trabalho gravita entre a MPB, o Rock Progressivo, o Pós-Punk, o Jazz, o Reggae, o Soul, o Rap, entre outros estilos e linguagens musicais de forma totalmente livre e descompromissada, em uma abordagem de índole tropicalista marcada pelo entrecruzamento de visões de mundo e concepções estéticas que se mostram de maneira clara na identidade musical da banda que, paradoxalmente, tem na impermanência e na transitoriedade o seu escopo e “definição.

Serviço

Lançamento do Álbum “Vã” nas Principais Plataformas de Música: 10 de Outubro de 2025

(Sexta-Feira)

publicidade

Audição Pública e Gratuita do Álbum “Vã” Completo e Exibição Pública e Gratuita do Mini-Documentário “Vã - Por Toda Forma de Sonhar”: 19 de Outubro de 2025 (Domingo), às 16h, no Cine Teatro Fênix (Apucarana-PR)

Realização: PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) – Edital Municipal de Apucarana (PR)


publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Revista UAU!

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline