Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
AGRICULTURA FAMILIAR

Viveiro de mudas comunitário fortalece a agricultura familiar em Jardim Alegre

O projeto foi iniciado em 2019, e desde de então já foram produzidas mudas de café, pitaya e maracujá

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Viveiro de mudas comunitário fortalece a agricultura familiar em Jardim Alegre
AutorJá foram produzidas mudas de café, pitaya e maracujá - Foto: TN Online

Em Jardim Alegre alguns projetos através da Secretaria Municipal de Agricultura, por intermédio da Prefeitura e com apoio da Câmara de Vereadores que repassa sobras de recursos do duodécimo tem buscado fortalecer a agricultura familiar, articulando produtores e contribuindo com tecnologias para melhorar a produtividade e a diversificação agrícola no município.

Um dos projetos em desenvolvimento, implantado em 2019, é o Viveiro Municipal Comunitário, onde os produtores rurais cadastrados colaboram no projeto, preparando os substratos e na manutenção das mudas, e ao final recebem as plantas gratuitamente. As sementes e insumos são adquiridos com recursos do Município, e a assistência técnica é oferecida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural - Iapar/Emater (IDR-PR).

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Conforme o técnico agrícola da Secretária Municipal de Agricultura, Alex Belettati, o objetivo do viveiro comunitário é apoiar o desenvolvimento da diversificação agrícola, por meio de processos participativos e integrados, que viabilizem as condições necessárias para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores.


							Viveiro de mudas comunitário fortalece a agricultura familiar em Jardim Alegre
AutorNo momento os produtores estão preparando 3 mil mudas de uva - Foto: TN Online

No momento os produtores estão preparando 3 mil mudas de uva que serão levadas para o plantio em novembro. “Sozinho é difícil para o produtor adquirir as mudas, trabalhando em parceria como está sendo aqui no viveiro fica mais fácil para eles, como também para a Prefeitura”

O projeto foi iniciado em 2019, e desde de então já foram produzidas mudas de café, pitaya e maracujá. “Também vamos produzir aqui citrus, goiaba, abacate, e outros conforme for aparecendo a necessidade”.

publicidade

Parceria

Um dos parceiros do projeto é Câmara de Vereadores que repassa para a Prefeitura recursos relativo à economia do duodécimo, em 2019, dos R$ 250 mil repassados ao executivo R$ 30 mil estão sendo investidos pela Secretaria de Agricultura em incentivos ao agricultor, como o do Viveiro Comunitário.

Na manhã desta sexta-feira, o presidente da Câmara, Rubens Castro, e o vereador Claudinei Ferreira estiveram visitando os trabalhos no viveiro. “Isso mostra que com união é possível chegar longe. Estamos felizes de ver que os recursos estão sendo muito bem aplicados na diversificação da agricultura, em um processo de geração de renda para o pequeno agricultor, e na redução de custos", destacou Castro.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline