Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
PANDEMIA

Sesa reabre mais 45 leitos para covid-19 na região

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Sesa reabre mais 45 leitos para covid-19 na região
Icone Camera Foto por Reprodução

O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde (Sesa), confirmou nesta sexta-feira (04) a ativação de 45 novos leitos específicos para o tratamento da Covid-19 na região já a partir de hoje. As novas vagas serão ativadas no Hospital Norte do Paraná (Honpar) de Arapongas, que recebe mais 30 leitos e no Hospital da Providência de Apucarana, que recebe mais 15 leitos.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

No mesmo dia, o Honpar chegou a lotação máxima da ala Covid, com 100% das vagas ocupadas tanto na área clínica quanto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com isso, alguns pacientes que chegaram ao local precisaram procurar outros hospitais da região.

A partir de sábado (05), o hospital volta a contar com o número de leitos que funcionavam desde o início da pandemia, ou seja, 20 na UTI e 30 na enfermaria. O número de leitos no Honpar havia sido reduzido para 10 enfermaria e 10 UTI desde o dia 01 de novembro, devido a baixa no número de casos da doença na região. Agora, com a nova aceleração de casos, os leitos estão sendo retomados.

publicidade

O Hospital da Providência conta hoje com 25 leitos clínicos na enfermaria e 14 na UTI. Com a nova contratação da Sesa, o número de leitos clínicos vai para 40, um incremento de 15 novos leitos. No caso da UTI, a Sesa poderá disponibilizar até 5 novos leitos, mas ainda depende de um parecer do hospital, que precisa formar equipes aptas a trabalhar no atendimento.

Essa decisão deverá ser anunciada na próxima semana. Até a sexta-feira (04), a taxa de ocupação na enfermaria do Hospital da Providência era de 88%. A ocupação UTI estava em 85,7%.

Para o chefe da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana Altimar Carletto, o governo do estado não tem medido esforços para que não haja um colapso na rede de atendimento. “Os casos estão elevados e aumentando a cada dia, mas o processo de liberação de leitos é imediato e temos feito um esforço fora do comum para que não haja colapso, mesmo assim, precisamos contar com o apoio da população, para que tomem todos os cuidados e evitem aglomerações”, pontuou Carletto.

publicidade

Ele afirmou ainda que o cumprimento dos decretos estabelecidos pelo governo deve se somar aos esforços de todos para a diminuição da propagação do vírus. “Estes decretos que estabelecem o toque de recolher para evitar aglomerações e consumos de bebidas alcóolicas durante a madrugada são de extrema importância para frearmos o contágio. Daqui a 10 ou 15 dias vamos ver os resultados deste esforço. Mas é imprescindível que a população se una a nós em relação aos cuidados que precisam ser tomados, principalmente evitando aglomerações”, disse.

Jornal Tribuna do Norte

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline