Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Agricultores aumentam produção de frutas em Ivaiporã

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã
paragrafos: 5

O programa Frutifica Ivaiporã, que foi lançado pela Prefeitura, em outubro de 2018, por intermédio dos Departamentos Municipais de Agricultura e de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio vem atingindo os objetivos de incentivar o produtor rural a investir no agronegócio e aumentar a renda familiar.  

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Coordenado pela engenheira agrônoma Maria Helena da Cruz, o programa Frutifica Ivaiporã oferece consultoria aos produtores rurais. 

No Sítio Magri - distrito do Jacutinga, o agricultor familiar Edson Magri percebeu a oportunidade de melhorar a produção de goiaba e o resultado foi positivo, após consultorias do programa Frutifica Ivaiporã. Recentemente, passou a investir em maracujá. 

“No início comercializava apenas em Ivaiporã. Mas a minha produção aumentou em 70% e passei a fornecer para Coaprocor [Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul], onde as frutas são bem comercializadas. A tendência é aumentar a produção com apoio da Prefeitura de Ivaiporã”, contou Edson Magri.
O prefeito Miguel Amaral afirmou que a administração municipal apoia a agricultura familiar – especialmente porque gera renda e empregos. “Além disso, reflete na economia e na valorização do homem no campo", acrescentou Miguel Amaral.

Segundo a diretora do Departamento Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio, Rosana Pagé, alguns agricultores produziam e não comercializavam. Por isso, havia perda da produção. “Com o programa Frutifica Ivaiporã os agricultores aumentaram o volume de frutas e passaram a acessar o mercado externo – além de fornecer à Coaprocor”, explicou Rosana Pagé.  

A engenheira agrônoma Maria Helena da Cruz, que esclarece dúvidas dos produtores e auxilia nas plantações – com auxílio do técnico em agropecuária, Paulo Gerard – afirmou que a produção e o escoamento da fruticultura aumentaram no município. “A Prefeitura de Ivaiporã disponibiliza auxílio por meio do programa Frutifica Ivaiporã e fornece muda de maracujá, por exemplo, como forma de incentivar a agricultura familiar”, concluiu Maria Helena da Cruz. 

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline