Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Epidemia de dengue chega a mais dois municípios 

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Epidemia de dengue chega a mais dois municípios 
Autor Foto: Reprodução

Mais dois municípios da região estão em epidemia de dengue. Sabáudia e São João do Ivaí foram incluídos na lista no boletim desta terça-feira da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Em uma semana, 8 novos óbitos provocados pela doença foram registrados no Paraná. O monitoramento, com início em agosto do ano passado, totaliza 57 mortes por dengue.

O boletim traz 76.655 casos confirmados da doença; 11.131 a mais que a semana anterior que registrava 65.524. No Estado são 162 municípios em situação de epidemia no período epidemiológico; 15 entraram para a relação nesta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em Sabáudia, foram confirmados 29 casos de dengue. Em São João do Ivaí são 116 confirmações. De acordo com a coordenadora do controle de endemias de Sabáudia, Tatiane Ventura, o momento é de extrema preocupação. “Sei que temos que lidar com o coronavírus, mas a dengue também mata e temos muitos casos. A população precisa colocar a mão na consciência e fazer a sua parte” destacou ela, lembrando que o período de quarentena é um ótimo momento para a população limpar os quintais e terrenos.

Tatiane reforça também a responsabilidade das pessoas que estão infectadas com a doença. “Os casos confirmados precisam se manter isolados do restante da população, devem manter o afastamento social, passar repelente e manter a segurança dentro das residências”.Foi aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores a Lei 614/2020, que prevê a aplicação mais severa de multas nas residências e terrenos com focos de mosquito Aedes aegypti, além de permitir que a equipe de endemias adentre em locais abandonados sem mesmo a permissão do dono.

Com a inclusão de Sabáudia e São João do Ivaí, a região passa a contabilizar sete municípios em epidemia. Também registram índices epidêmicos os municípios de Ivaiporã (1.308 casos), São Pedro do Ivaí (148), Jardim Alegre (181), Godoy Moreira (150) e Lunardelli (17). Considera-se epidemia quando o município registra uma incidência maior que 300 casos por grupo de 100 mil habitantes. Na região, por enquanto, nenhum óbito por dengue foi registrado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PARANÁ

“Não podemos baixar a guarda no combate ao mosquito transmissor da dengue. Neste momento, em que a população está mais em casa por conta da prevenção ao coronavírus, reforçamos o pedido para uma verificação geral nos domicílios para eliminação de pontos que acumulem água parada; esta é mais efetiva medida preventiva contra a dengue e deve ser permanente”, afirma o secretário da Saúde Beto Preto.Ele destaca que o Paraná ainda se encontra em período crítico de transmissão da dengue. “Por isso conclamamos à população para que redobre a aplicação das medidas de prevenção da doença, a dengue é grave e mata”.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline