Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Prefeitura de Ivaiporã informa que, se surgir caso positivo de Covid-19, a população será avisada por meio de boletim

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeitura de Ivaiporã informa que, se surgir caso positivo de Covid-19, a população será avisada por meio de boletim
AutorFoto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Foto: Reprodução

Levando em consideração as dúvidas e preocupações da população do município o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, informa que não há casos confirmados de coronavírus (Convi-19), em Ivaiporã, mas tem 4 pessoas isoladas e em quarentena – por precaução.

Segundo Claudeney Martins as pessoas em quarentena fizeram o exame preconizado pelo Ministério da Saúde como forma de precaução. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Claudeney Martins informa que é dever do município informar oficialmente, em caso de teste positivo. “Se constatarmos algum caso positivo de coronavírus, no município de Ivaiporã, a população será informada por meio de boletim oficial, que é remetido à Secretaria de Estado da Saúde. Na sequência, a Secretaria de Estado da Saúde remete ao Ministério da Saúde e posteriormente à Organização Mundial de Saúde. Este é procedimento adotado pelos municípios e Estados. Dessa forma, o coronavírus é mapeado no mundo”, explicou Claudeney Martins. 

Por outro lado, a chefe de divisão de vigência em saúde da 22ª Regional de Saúde, Marcelle Mareze, pede à população para não agir de má fé – divulgando fakenews –, o que sobrecarrega do sistema de saúde. 

“Não temos casos de coronavírus confirmados em Ivaiporã, e sim em quarentena. Trata-se de precaução. Estamos imunes ao vírus? Não! Por isso, é importante a população colaborar para evitar registro positivo no município. E, se surgir caso positivo, a população saberá apenas por boletim”, reforçou Marcelle Mareze.

Os principais sinais do coronavírus são: febre, tosse, fadiga e dificuldade para respirar. Uma pessoa gripada pode apresentar quadro semelhante. Caso a pessoa sinta algum sintoma deve procurar uma Unidade Básica de Saúde – se tiver febre, e não recorrer ao Pronto Atendimento. 

publicidade

Por isso, o histórico de onde a pessoa esteve nos últimos 15 dias – antes de os sintomas surgirem, também são importantes. “É fundamental explicar por onde viajou e passar informações aos profissionais de saúde para que possam tomar a melhor medida”, sugeriu Marcelle Mareze. 

Na Farmácia do Posto Central a equipe adotou medidas, tais como disponibilidade de álcool em gel para a população e cadeiras na área externa para ser utilizadas em caso de espera por atendimento.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline