Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Com safra reduzida, preço do milho dispara

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Com safra reduzida, preço do milho dispara
Autor Foto por Reprodução - Foto: Ivan Maldonado

O mercado de milho na regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) de Ivaiporã  nesta época é o melhor dos últimos anos. A cotação da saca de 60 quilos nesta semana estava em R$ 41. No mesmo período de 2019 o preço do cereal tinha cotação de R$ 26,90, ou seja, um aumento percentual de 52,41%.  No entanto, a área do plantio nos 15 municípios da regional é a menor área ocupada com o grão na história.  

No ano passado os produtores plantaram em 4,6 mil hectares. de milho, na atual temporada 3,8 mil hectares. O agricultor Edison Carlos Potter, do Assentamento 8 de Abril, em Jardim Alegre, foi um dos poucos produtores da região que insistiu com a cultura que, segundo ele, nos últimos anos não vinha dando o resultado esperado. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O produtor plantou 5 alqueires e a expectativa é colher em média 450 sacas por alqueire. A colheita na propriedade acontece em fevereiro. “Faz tempo que não tinha um bom resultado. Este ano o preço está ajudando e o clima também. A ideia é colher e plantar de novo o milho safrinha na mesma área, isso se o preço continuar ajudando”.

Conforme o gerente da unidade da Coamo de Ivaiporã, Domingos Carlos Fontana, uma das principais razões para a reação dos preços observada nos últimos meses decorre do baixo estoque que o país tem do cereal.

“Basicamente o milho que temos ainda em estoque é aquele proveniente da safrinha. Vários negócios durante a safrinha de 2019 foram feitos por contratos para exportação.  Nós temos ainda uma demanda extra criada pelo granjeiros e suinocultura que também está aquecida, em função das compras da China”, destaca.    

publicidade

LAVOURA 
De acordo o engenheiro agrônomo Fernando Soster as poucas áreas plantadas na região estão com qualidade consideradas excelentes. “Apesar da área plantada este ano ser pequena, o milho que tem está com excelente qualidade em virtude do clima favorável até agora. Em média estamos esperando em torno de 400 a 450 sacas por alqueire”, destaca. 

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline