Clima traz otimismo para produtores de soja da região de Ivaiporã
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Nos 15 municípios do Núcleo Regional de Ivaiporã da Secretária de Estado e Abastecimento (Seab), os produtores de soja estão otimistas e aguardam uma boa safra este ano, apesar da estiagem na época do plantio em outubro. O aspecto geral das lavouras de soja safra 2019/2010 é considerado bom, favorecido pelas chuvas regulares nos meses de novembro de dezembro.
Na regional a cultura foi cultivada em área de 158 mil hectares, 2 mil hectares a mais que a temporada 2018/2019. No momento, os agricultores seguem aplicando tratamentos fitossanitários, para o controle preventivo de doenças, como a ferrugem asiática e o controle de lagartas.
O produtor Gilmar Hinselman que nesta safra está cultivando 300 alqueires do grão, nos municípios de Ivaiporã, Manoel Ribas, Jardim Alegre e Pitanga está otimista. “O preço está bom, tivemos contratos de venda antecipada na casa dos R$ 80,00 a saca e não dá para reclamar. As lavouras também estão desenvolvendo bem”. Na região os produtores costumam antecipar as vendas da lavoura em cerca de 35% da área plantada.
Para Hinselman a preocupação maior até agora é a falta de chuva nas últimas semanas. “Principalmente nas áreas onde o solo é mais raso, onde a laje é mais próxima, nessas áreas a soja sente um pouco mais. No solo mais argiloso, a planta sente menos. Na verdade, a perda é muito pequena aqui na região de Ivaiporã, mas nas regiões mais arenosas como na região de Candido de Abreu aí a perda é maior”.
O produtor Luiz Elder Schon que plantou a cultura em 38 alqueires em Jardim Alegre também tem boas expectativas de produção, e espera colher em torno de 150 sacas por alqueire. “Agora esperar a chuva novamente para que as previsão seja concretizada e a planta continue desenvolvendo bem”.
Apesar da pouca umidade nos últimos 15 dias, o regime de chuvas na região tende a retornar a partir desta terça-feira (7), com precipitações principalmente nos período das tardes, segundo previsão do Sistema Meteorológico do Paraná.
Na regional, a média de produção da soja é de 3.6 mil quilos por hectare (145 sacas de 60 quilos por alqueire). Com o clima colaborando a estimativa de produção na região é de 568 mil toneladas.
Últimas em Região
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline