Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Plantio de grãos safra verão 2019/2020 chega à reta final na região de Ivaiporã

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Plantio de grãos safra verão 2019/2020 chega à reta final na região de Ivaiporã
AutorDa área plantada com a soja na regional 80% se encontra em fase de germinação e 20% entrando em fase de desenvolvimento. (Foto: Ivan Maldonado) - Foto: Reprodução

O plantio dos grãos soja e milho safra 2019/2020 nos 15 municípios do Núcleo Regional de Ivaiporã da Secretária de Estado e Abastecimento (Seab) entrou na reta final. Conforme relatório do Departamento de Economia Rural (Deral) apesar da pouca umidade, a semeadura deve ser cumprida dentro do período agroclimático indicado.  O plantio do feijão das águas já foi concluído na regional. 

Conforme Sergio Carlos Empinotti, agrônomo do Deral, da área destinada ao plantio da soja na regional 90% já foi semeada. “Mesmo com pouca umidade o pessoal plantou e está germinando, se der uma chuva boa nos próximos dias o plantio será concluído até o dia 5. A vantagem do plantio em uma época só, é que os tratamentos fitossanitários serão mais ou menos por igual”.

O relatório mostra que da área plantada com soja na regional 80% se encontra em fase de germinação e 20% entrando em fase de desenvolvimento. Na regional, a média de produção do grão é de 3.6 mil quilos por hectare. Com o clima colaborando a estimativa de produção é de 568 mil toneladas.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O   milho verão tem situação de plantio semelhante à soja. “O milho ainda vai até o final de novembro, mas aqui na região o pessoal plantou praticamente quase tudo restando cerca de 10% da área prevista”. Na região a média de produção do milho é de 8 mil quilos por hectare. “Se tudo correr bem a previsão de colheita é de 14.4 mil ton.”, relata Empinotti. 

A média de produtividade do feijão das águas na regional é de 1.7 mil quilos por hectare.

Área de plantio

Em relação à safra anterior, a área estimada para a soja nesta temporada terá aumento de 2 mil hectares. No ano passado foi semeado nos municípios da regional 156 mil ha. na safra atual a estimativa é de 158 mil ha. 

O milho/verão terá redução de 800 ha, no ano passado os produtores da região plantaram em 4.6 mil ha. na atual temporada a estimativa é de 3.8 mil ha. O feijão das águas perdeu quase metade da área plantada em relação a 2018. Se no ano passado a o plantio foi em 3 mil ha. este será em apenas 1.8 mil ha.

publicidade

“A soja tem mais viabilidade econômica, preço firme e mais segurança na comercialização. Por conta disso, o pessoal está optando por plantar o milho segunda safra  que acontece após a colheita da soja. O feijão vem perdendo espaço por causa de outras regiões do país também produzirem muito bem a leguminosa, e hoje a produção é basicamente para o consumo aqui da região”, afirma Empinotti.  
 

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline