Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Vale se mobiliza por nova ponte no Rio Ivaí

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Vale se mobiliza por nova ponte no Rio Ivaí
Autor O lançamento do abaixo-assinado para reivindicar a obra teve início no último final de semana. (Fotos: Ivan Maldonado) - Foto: Reprodução

As associações comerciais e prefeituras de cinco municípios da região iniciaram uma mobilização para reivindicar a construção de uma nova ponte sobre o Rio Ivaí. O movimento, que envolve Ivaiporã, Jardim Alegre, Grandes Rios, Rosário do Ivaí e Rio Branco do Ivaí, iniciou coleta de assinaturas em abaixo-assinado. No próximo dia 9, também acontece uma grande mobilização dos moradores na Balsa do Marolo, na divisa entre Jardim Alegre e Grandes Rios, onde é reivindicada a construção da ponte. 

A distância entre Jardim Alegre e Grandes Rios é de apenas 21 quilômetros via estrada de chão pela balsa. Pela rodovia asfaltada, passando pela ponte do Porto Ubá, a distância entre os municípios aumenta para 75 quilômetros. A construção da ponte também encurtaria as distâncias com Ivaiporã, que é cidade polo administrativa e concentra sedes regionais do Governo do Estado e alguns órgãos do Governo Federal. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

							Vale se mobiliza por nova ponte no Rio Ivaí
AutorFoto: Reprodução

Mauro Merigue presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã (Acisi) relata que a construção é uma reivindicação antiga que nunca foi levada a sério. “Há muitos anos já se pede a construção da ponte através de deputados, mas isso nunca andou.  Não andou porque não existia interesse de ninguém e não houve um movimento muito forte. Então o Conselho de Desenvolvimento (de Ivaiporã) começou a conversar com lideranças políticas, dentre elas o ex-prefeito Carlos Gil, com os prefeitos de Ivaiporã e Jardim Alegre e propusemos uma reunião com o pessoal do outro lado do rio”, comenta.

A primeira reunião de mobilização aconteceu há duas semanas em Grandes Rios. “Nós precisávamos ouvir as pessoas do lado de lá do rio. Conversamos com o Toninho Santiago (prefeito de Grandes Rios) os vereadores e lideranças. Eles nos receberam muito bem, gostaram e abraçaram a ideia. Agora estamos fazendo os abaixo-assinados e no dia 9 de novembro vamos fazer um movimento lá na barranca do rio. Vamos ver se conseguimos trazer o maior número de deputados para juntar forças e quem sabe conseguir até a presença do governador Ratinho Junior”, comenta.  

DESENVOLVIMENTO

publicidade

A construção da ponte é apontada pelo prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan, como alternativa não só para facilitar o deslocamento dos cidadãos: “mas também para impulsionar a economia de toda região e para ligar o centro do Paraná. Nós vamos ficar mais próximos, quem percorria 75 quilômetros vai ter que andar só 25 quilômetros beneficiando também os negócios entre as cidades”.

Para o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, a integração regional, além de atender os mais de 70 mil habitantes das duas regiões, indiretamente melhora também o transporte do Estado. “A discussão é a construção da ponte em primeiro lugar, mas a discussão também deverá ser estendida para a pavimentação asfáltica da rodovia que liga Rosário do Ivaí até Ortigueira. Essa ligação nos daria muitos ganhos, encurtando a distância até a capital. Quando isso for feito vai melhorar ainda mais o escoamento da safra, as terras serão valorizadas e o comércio de todas as cidades ganharão”.

População adere a abaixo assinado

publicidade

							Vale se mobiliza por nova ponte no Rio Ivaí
AutorFoto: Reprodução

O lançamento do abaixo-assinado para reivindicar a obra teve início no último final de semana. Em Ivaiporã a campanha iniciou na Praça Manoel Teodoro da Rocha e se estendeu pelo comércio da cidade, com os voluntários passando de porta em porta. 

A assistente social Telma Cristina Gouveia Passarini, que mora em Ivaiporã e trabalha em Rio Branco do Ivaí, foi uma das primeiras a assinar o documento. Todas as semanas ela faz o trajeto de 116 quilômetros para poder trabalhar. “Quando aqui por dentro seria uns 60, no máximo 70 quilômetros. Vai melhorar muito porque o pessoal de lá vem muito para Ivaiporã. Eles vêm para tratar da questão de médicos, bancos. Tem também o pessoal que faz faculdade aqui, a ponte será uma maravilha”.


							Vale se mobiliza por nova ponte no Rio Ivaí
AutorFoto: Reprodução

O agricultor e empresário Messias Luiz Batista assinou o abaixo-assinado em Jardim Alegre, onde ele foi prefeito entre 1977 a 1983. “A gente já conhece essa história há muito tempo, inclusive, já ajudou eleger governador e deputados, mas nunca esse projeto saiu do papel.  Antes eram promessas eleitoreiras que não foram cumpridas, agora é um pedido da comunidade”. 

publicidade

							Vale se mobiliza por nova ponte no Rio Ivaí
AutorFoto: Reprodução


O sonho de Ana Rita Penha, que mora há 60 anos no distrito de Barra Preta, é ver a região movimentada novamente. “Era bem movimentado de carros, chegou a ter linha de ônibus. Mas, depois de que saiu o asfalto (Rodovia PR-466) as empresas deixaram de fazer essa linha e a região foi ficando esquecida”.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline