Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Prefeitura e Governo irão realizar final do 17º Concurso Qualidade Café Paraná em Ivaiporã

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeitura e Governo irão realizar final do 17º Concurso Qualidade Café Paraná em Ivaiporã
Autor Produtores entregam sacas de café para 17º Concurso Café Qualidade Paraná. (Foto: Assessoria Imprensa Prefeitura Ivaiporã) - Foto: Reprodução

A final do 17º Concurso Café Qualidade Paraná será realizada, em Ivaiporã, no dia 24 de outubro. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Câmara Setorial do Café do Estado e a Prefeitura de Ivaiporã.

Conforme o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, será um desafio sediar a final do 17º Concurso Café Qualidade Paraná e uma conquista para o Vale do Ivaí. “O objetivo é valorizar a produção do café e estimular a agricultura familiar no município, onde o Valor Bruto de Produção [VBP] cresceu 21,6%. Ou seja, 4 vezes a mais que a média do crescimento do Paraná, que foi de 5,5%", lembrou Miguel Amaral. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Prefeitura de Ivaiporã – por meio dos Departamentos Municipais de Agricultura, e de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio – e Emater selecionaram as amostras dos grãos de café dos 5 produtores inscritos no 17º Concurso Café Qualidade Paraná. 

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Cleverson da Silva Souza, cada produtor entregou 62,5 quilos de café. Desse total, são armazenados 2 quilos de cada inscrito. As amostragens são identificadas, lacradas e guardadas no barracão da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga. 

Do distrito do Jacutinga se inscreveram no 17º Concurso Café Qualidade Paraná os produtores: Valdecir de Souza, Valdecir Siqueira Teixeira, Walter Marcomini e Márcio Fávaro, e do município de Jardim Alegre o produtor Amarildo Estevão Barbosa.  

publicidade

A diretora do Departamento Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio, Rosana Pagé, explicou que as amostras de café serão analisadas no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) de Londrina e classificadas pelos juízes do 17º Concurso Café Qualidade Paraná. 

O produtor Valdecir Siqueira Teixeira, que ficou em 2º lugar com nota 82,29 no 2º Concurso Café Qualidade Ivaiporã - Etapa Jacutinga, espera ficar entre os melhores classificados no 17º Concurso Café Qualidade Paraná. 

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline