Vazamento de esgoto em córrego de Califórnia preocupa moradores
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Um vazamento de esgoto no córrego da Jacucaca em Califórnia, mobiliza técnicos da Sanepar, da prefeitura e da empresa responsável pela construção da estação de tratamento existente no local, que tentam resolver o problema.
Nesta quinta-feira (19), é realizado os reparos necessários para conter o vazamento.
Segundo Meirielen Rigon, procuradora jurídica do município, o problema surgiu no final de semana passada.
"Aconteceu sim um vazamento, mas de imediato, já notificamos a empresa responsável pela obra, e tomamos todas as medidas necessários, e o problema já está sendo resolvido", repassa a procuradora.
De acordo com o diretor de habilitação e desenvolvimento de Califórnia, Antonio Marcos Santiago, a água que é distribuída para os moradores da cidade não foi comprometida.
" O córrego que abastece a cidade, que fica na região da Figueira, está fora de perigo. Onde a capitação de água acontece, não foi comprometido. Já por regra, onde acontece a capitação, não é permitido fazer tratamento. O vazamento aconteceu no reservatório de tratamento da estação do Jacucaca. O vazamento foi no ralf, que é um local que conduz o esgoto bruto para tratamento. Mas esse vazamento foi pequeno, por sorte descobrimos rápido e já estamos resolvendo tudo", detalha o diretor.
Ainda de acordo com Antônio Marcos, a prefeitura contou com recursos federais para a construção da estação de tratamento, e a empresa responsável pela obra é de Cascavel.
A Sanepar informou que presta apoio aos trabalhadores da empresa responsável pela construção da estação, para conter o vazamento.
Moradores de califórnia ficaram preocupados quando souberam do vazamento. "Quando recebi uma foto mostrando o vazamento na estação de tratamento, fiquei muito preocupada, com medo da qualidade da água que estamos bebendo, espero que esse problema seja resolvido, e que não aconteça mais, pois a água é nossa fonte e deve ser limpa" disse uma moradora da cidade, que prefere não se identificar.
Em maio, o município de Califórnia, recebeu o Sistema de Esgotamento Sanitário que beneficiou quase 600 famílias, cerca de 2 mil pessoas. Foram investidos R$ 4,5 milhões na construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e na implantação de 14,7 mil metros de redes.
Últimas em Região
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline