Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Servidores da saúde recebem treinamento sobre aplicativo contra febre amarela

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Servidores da saúde recebem treinamento sobre aplicativo contra febre amarela
Autor A febre amarela é transmitida pela picada de mosquito contaminado e, além dos humanos, atinge os macacos (Foto: Divulgação) - Foto: Reprodução

Servidores do setor de endemias, vigilância sanitária, auxiliares de enfermagem e enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) de São Pedro do Ivaí participaram na quarta-feira (07/08) na Clínica da Mulher de uma capacitação sobre iniciativas do Governo do Estado contra a Febre Amarela. Os trabalhos foram aplicados por profissionais da 16ª Regional de saúde de Apucarana, com supervisão da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa).

Uma das ações foi a apresentação e treinamento sobre um aplicativo desenvolvido pela Fundação Souza Cruz chamado SISS-GEO (Sistema de Informação de Saúde Silvestre), que permite o envio de fotos e informações sobre macacos contaminados ou mortos.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em tese, as informações fornecidas pelo aplicativo chegam direto aos serviços de vigilância para as providências necessárias. O objetivo central é de prever a rota de circulação do vírus e priorizar ações de combate.

“A população deve atuar permanentemente em todas as regiões, ligando para o setor de endemias sempre que encontrar os macacos”, explicou a coordenadora do setor de endemias, Aline Verginia Teodoro.

“Desta forma, recomendamos que as pessoas procurem os postos de saúde de São Pedro do Ivaí para tomar a vacina, que é o único meio eficaz de prevenção”, diz o Secretário Municipal de Saúde, Isaque de Souza.

publicidade

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos de seu celular.

Dados da Febre Amarela – O período sazonal da febre amarela no Paraná, monitorado de 01 de julho de 2018 a 30 de julho de 2019, consolidou 17 casos da doença e 480 notificações. O Paraná registrou um (01) óbito por Febre Amarela neste período, registrado em março, no município de Morretes.

Transmissão e Rota - A febre amarela é transmitida pela picada de mosquito contaminado e, além dos humanos, atinge os macacos. Por isso estes animais são considerados sentinelas. As mortes de macacos contaminados, chamadas epizootias, indicam a presença do mosquito transmissor da doença. 

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline