Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Ivaiporã capacita cafeicultores para classificação de grãos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ivaiporã capacita cafeicultores para classificação de grãos
Autor Foto: Reprodução

Cerca de 20 cafeicultores de Ivaiporã participaram, na sede da Associação dos Agricultores Familiares de Jacutinga, de um curso da Emater, onde aprenderam a conhecer melhor as características do produto que cultivam nas propriedades. A maioria dos participantes vai participar em julho da fase municipal do Concurso Café Qualidade, na segunda edição do Festival do Café. Em outubro, a cidade recebe também a final do 17° Prêmio Qualidade Café Qualidade Paraná.

Conforme o instrutor Nelson Menolli, engenheiro agrônomo da Emater de Grandes Rios, com o conhecimento adquirido, os produtores podem obter um melhor preço na hora de negociar o café no mercado, além de prepará-los para os concursos de qualidade. “O trabalho do pessoal é com o cereja natural, portanto, seco e com casca. Então os produtores vão descascar  o café e, no caso do concurso, preparar o produto para a comissão julgadora conforme as regras, catando manualmente os defeitos”, explica.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Conforme o prefeito Miguel Roberto do Amaral, o mercado de café remunera o produtor de acordo com o aroma e sabor da bebida. Por isso, a capacitação é muito importante para os agricultores familiares. “Normalmente os agricultores não possuem informações detalhadas sobre as características que influenciam no preço do café, e acabam ficando nas mãos do comprador. Com a capacitação eles têm maior autonomia na hora de negociar. A Prefeitura também vai investir num laboratório de classificação para que eles possam ser bem atendidos”, destaca.  

Os investimentos fazem parte de um programa de incentivo à retomada da cafeicultura no município.O produtor Marcio Rosa Fávaro, que no ano passado recebeu o Prêmio Café Qualidade na categoria microlote e recentemente no 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café 2018 ficou na classificação geral em quinto lugar, e em segundo na categoria microlote (até duas sacas) foi um dos cafeicultores que participou do curso. “Com o curso conhecemos melhor o café que produzimos e que nós, pequenos produtores, temos condições de produzir um café de qualidade. Por isso, é muito importante cada vez conhecer mais”. 

Também participaram do evento, o vice-prefeito Ilson Gagliano, o secretário de agricultura Adir Salla e a secretária de Indústria, Comércio, Serviço e agronegócio Rosana Pagé. 

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline