Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Prefeitura de Ivaiporã vai distribuir 115 mil mudas de café nos próximos meses

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeitura de Ivaiporã vai distribuir 115 mil mudas de café nos próximos meses
Autor Prefeitura de Ivaiporã vai distribuir 115 mil mudas de café nos próximos meses - Foto: ivan maldonado - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Ivaiporã vai começar a distribuir gratuitamente nas próximas semanas, mudas de café para produtores rurais cadastrados no programa municipal de renovação de cafezais, da Secretaria de Agricultura. O Viveiro Municipal de Café de Jacutinga está produzindo neste ano 115 mil mudas que devem ser distribuídas em etapas até o final de fevereiro. Para o próximo ano, a produção do viveiro será ampliada para 160 mil mudas. 

Conforme o prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB), o objetivo do programa é aumentar a produtividade do café no município, melhorar a qualidade do produto e oferecer maior sustentabilidade da atividade a partir do revigoramento das lavouras. O prefeito relata, que o momento para a cafeicultura de Ivaiporã é tão bom que alguns pequenos proprietários rurais, principalmente do Jacutinga, estão retomando terras arrendada. “Alguns agricultores nos relataram que estão esperando vencer o contrato de arrendamento de soja e trigo para retomar o plantio do café”. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O prefeito também lembrou o 1º Festival do Café realizado em julho no município que segundo ele “superou todas as expectativa e será melhor ainda em 2019” e da premiação estadual Café de Qualidade produzido no Jacutinga, da família Favaro e Marcomini. “É o melhor café do Paraná. O café da família recebeu 86,66 que foi a maior pontuação registrada na categoria microlote desde que o concurso foi criado. Por isso, estamos muito otimistas com a atividade”, disse Miguel Amaral. 

De acordo com Elias Leão, coordenador do programa municipal, além das 115 mil mudas produzidas no viveiro de Jacutinga, a Prefeitura tem parceria com outros quatro produtores rurais produzindo nas propriedades deles mais 60 mil mudas. Para o próximo ano, a Prefeitura inaugura outro viveiro de mudas de café, ao lado do Parque de Máquinas, na Vila Nova Porã com capacidade para mais 150 mil mudas. 

“A demanda hoje de Ivaiporã é 850 mil mudas. Para o ano que vem vamos ampliar a produção desse viveiro aqui do Jacutinga para 160 mil mudas. Com essa ampliação, mais as parcerias e o viveiro na Vila Nova Porã, no máximo em três anos devemos zerar essa demanda”, relata Leão.As mudas produzidas no viveiro municipal são distribuídas gratuitamente para os produtores cadastrados, e que preferencialmente tenham as lavouras sem potencial de recuperação, tais como, as cultivadas há mais de 25 anos. 

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline