Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Prefeito de Faxinal deve ser o novo presidente da Amuvi

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeito de Faxinal deve ser o novo presidente da Amuvi
Autor Ylson Cantagallo, prefeito de Faxinal - Foto: Reprodução

Reunidos sexta-feira em Faxinal, num encontro fechado para a imprensa, 17 prefeitos dos 26 que integram a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) decidiram formar uma chapa única de consenso para concorrer à eleição da nova diretoria da associação. O pleito está previsto para ocorrer no dia 14 de dezembro, em local e horário a serem definidos nesta segunda-feira pelo atual presidente, prefeito Beto Preto (PSD), de Apucarana.

A princípio, ficou acordado que o prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (MDB), o Galo, será o candidato a presidente, porém para exercer o mandato por um ano, ou seja, em 2019. Em 2020, assume a presidência na condição de vice o prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva (PSDB), que também havia lançado sua candidatura à presidência. A chapa, ainda em formação, será eleita por aclamação.

“Foi um acordo que fizemos entre todos nós para acabar com o racha na Amuvi”, explica Galo, que foi indicado por prefeitos da microrregião polarizada por Ivaiporã como candidato de consenso para manter a unidade da Amuvi, que sofreu sequelas desde a eleição de dezembro de 2016 ocorrida em Cambira.

Sem desmerecer o trabalho realizado até agora pelo atual presidente Beto Preto, Galo explica que pretende implantar um novo modelo de gestão na Amuvi, no sentido de dar assistência técnica e jurídica aos municípios e estabelecer parcerias com o governo do Estado em busca do desenvolvimento regional.

“Aqui em Faxinal nós demos 81% dos votos válidos para o governador eleito Ratinho Júnior. Nesta condição, nós temos todo respaldo para buscar um trabalho conjunto com o futuro governo do Paraná em favor dos municípios do Vale do Ivaí”, afirma. Neste aspecto, Galo defende que todos os prefeitos da Amuvi mantenham-se unidos e busquem audiências em conjunto com o governo do Estado em busca de solução dos problemas da região.

O prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva, diz que preferiu abrir mão de sua candidatura em defesa da unidade da Amuvi. “Para o bem do Vale do Ivaí aceitei a proposta de o Galo ser presidente num ano e eu no outro”, afirma Washington. “Nossa intenção é trazer de volta aqueles prefeitos que se afastaram da Amuvi”, acrescenta.

 

CONTENTE
O prefeito de Apucarana e presidente da Amuvi, Beto preto, se manifestou contente pelo acordo firmado entre os prefeitos de Faxinal, Ylson Cantagallo, e de Kaloré, Washington Luiz, para compor uma chapa de consenso para a nova diretoria da entidade. Segundo ele, infelizmente, na eleição anterior não houve acordo, e duas chapas concorreram.      
Beto Preto ressalta que na sua gestão a Amuvi teve uma gestão técnica, priorizando a oferta de cursos de qualificação para servidores das prefeituras. “Também investimos na parceria com o Estado, para planejamento e orientação profissional na condução de projetos que visam o desenvolvimento regional”, comentou, acrescentando que nesta segunda feira será apresentado o Plano de Desenvolvimento Regional, elaborado pela Paraná Projetos.
Beto Preto observa ainda que, com a concordância unânime dos prefeitos, foram feitas alterações pontuais no estatuto da Amuvi, que irão permitir inclusive a formatação de consórcios entre os municípios filiados.

 

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline