Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Produtores aceleram plantio de soja

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Produtores aceleram plantio de soja
Autor Foto: Reprodução

A chuva deve voltar a cair em grandes volumes, de hoje até a próxima sexta-feira (26) no Vale do Ivaí, conforme previsão do site Climatempo. Diante deste cenário, os produtores de soja aproveitaram o tempo firme no final de semana para o plantio do grão. Na regional da Seab de Ivaiporã, que tem 22 municípios, o acumulado de chuvas no mês de outubro é de 193,1 milímetros.

Os irmãos Valdir, Norberto e Luiz Beltrame aproveitaram o clima no final de semana para plantar as primeiras áreas, de um total de 100 alqueires que projetam para a temporada em sua propriedade em Ivaiporã. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Nesse momento, o clima está favorecendo. Então não teve final de semana para ninguém na roça, até a noite não tem sido empecilho para plantar. Nosso plantio é em muitas áreas picadas, então temos que aproveitar o tempo bom ao máximo”, relata Valdir. 

Conforme informações do engenheiro agrônomo, Sergio Carlos Empinotti, do Departamento de Economia Rural (Deral) do escritório regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), o plantio da soja na região iniciou no final de setembro. Antes das chuvas, a semeadura do grão havia atingido 5% da área prevista para está temporada na regional que é 303 mil hectares. Até ontem, com o tempo firme, a área plantada havia alcançado 30% da estimativa. 

“Se as previsões se confirmarem, no final de semana novamente o tempo volta a firmar, e não há previsão de chuvas até o final do mês. Portanto, a expectativa é que no final de outubro o plantio feche acima de 50% da área plantada”, comenta Empinotti.

publicidade

Com o plantio de soja  a pleno vapor na região, a partir da próxima semana, o agrônomo Empinotti orienta o produtor a seguir corretamente as técnicas recomendadas. “Adquirindo material de plantio de boa qualidade evita-se falha na germinação”, recomenda.Para evitar o ataque da ferrugem asiática durante o desenvolvimento da lavoura, a recomendação é que seja realizado o monitoramento da lavoura e aplicação de preventiva de doenças. “Para evitar futuras perdas de produção no período de floração e de enchimento de grãos”, orienta.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline