Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Caso de dengue é registrado em Novo Itacolomi

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Caso de dengue é registrado em Novo Itacolomi
Autor Foto: Reprodução

A 16ª Regional de Saúde (RS), de Apucarana, confirmou ontem o primeiro caso de dengue do ano epidemiológico iniciado em agosto. O paciente é um jovem de 19 anos de Novo Itacolomi. O caso é classificado como “importado’, já que o rapaz foi infectado pelo mosquito Aedes aegytpi em Londrina. Ele recebeu acompanhamento médico e passa bem.Após a confirmação da doença, a Prefeitura de Novo Itacolomi já realizou um trabalho na região onde mora o jovem. 

A população foi orientada e houve limpeza de possíveis criadouros, além de pulverização com bomba costal.Segundo o chefe da Divisão de Vigilância de Saúde da 16ª RS, Marcos Costa, já são 58 notificações de casos suspeitos de dengue na regional desde agosto, sendo 25 em Arapongas e 18 em Apucarana. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os demais estão distribuídos em outros seis municípios: Califórnia (1), Cambira (2), Jandaia do Sul (6), Marilândia do Sul (1), Novo Itacolomi (3) e Sabáudia (1).“Os últimos índices de infestação foram baixos na região, por conta do tempo seco. Agora, com as recentes chuvas, a situação preocupa. No entanto, vamos ter uma posição efetiva de como está a presença do mosquito Aedes aegytpi somente no começo de novembro, quando saem os resultados do próximo LIRAa (Levantamento de Índices do Aedes aegypti)”, assinala Marcos Costa.Ele orienta a população a manter o trabalho de limpeza dos quintais e de eliminação de possíveis criadouros do mosquito. 

“A recomendação para os moradores e as empresas é a mesma: é necessário acabar com reservatórios de água que podem servir de criadouro para o Aedes aegypti”, pontua.No ano epidemiológico passado, de julho de 2017 a agosto de 2018, a região da 16ª RS registrou 17 casos de dengue, sendo 14 autóctones (contraídos nos próprios municípios) e 3 importados (contraídos em outras cidades). 

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline