Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

STF nega agravo e garante autonomia para UEL e UEM

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

STF nega agravo e garante autonomia para UEL e UEM
Autor Foto - Reprodução - Foto: Reprodução

A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou, por unanimidade, provimento ao agravo regimental interposto pelo Estado do Paraná contra a decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que, em abril deste ano, havia negado seguimento ao Recurso Extraordinário interposto pelo Estado contra o Acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça do Paraná, que garantiu a autonomia na gestão de recursos humanos à UEL e à UEM. A decisão prevê multa de 5% sobre o valor atualizado da causa.

A UEL e a UEM impetraram Mandado de Segurança contra ato do Poder Executivo Estadual que condicionava a liberação de recursos financeiros da folha de pagamento à adesão das Instituições ao Sistema Integrado de Atos de Pessoal (SIAP). Na época a UEL e a UEM entenderam que o ato administrativo do Estado do Paraná ofendia a autonomia universitária, ao condicionar o pagamento de pessoal à adesão ao novo sistema de administração da folha de pagamento, razão pela qual impetraram o Mandado e tiveram assegura autonomia pelo TJ do Paraná.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O Estado interpôs recurso extraordinário, cujo seguimento foi negado em 06/04/2018, pelo Ministro Relator, Luiz Roberto Barroso, que em sua decisão afirmou que "o condicionamento da análise prévia dos custos para a liberação de pagamento de pessoa acabou se mostrando abusivo e desarrazoado". A decisão foi mantida por unanimidade no julgamento do Agravo Regimental na última quarta-feira (8).

(Com informações da Assessoria de Comunicação da UEM). 

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline