Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Rota de turismo de aventura percorre 9 municípios do Vale do Ivaí

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Rota de turismo de aventura percorre 9 municípios do Vale do Ivaí
Autor Rota de turismo de aventura percorre 9 municípios do Vale do Ivaí - Foto: Reprodução - Foto: Reprodução

Um percurso de mais de 250 km para ser feito em cinco dias de trilhas de bicicleta explorando paisagens rurais, rios, cachoeiras e áreas de mata em 10 municípios. Esses são os atrativos da primeira rota de turismo de aventura da região. A rota de cicloturismo foi lançada no final de semana em Borrazópolis e integra o projeto “Vale Aventura”, um plano com estratégias e orientação técnica, para garantir o desenvolvimento de novos negócios ligados ao turismo visando a geração de empregos e mais renda no Vale do Ivaí.

A exploração do turismo vem sendo discutida no Plano Regional de Desenvolvimento do Vale, e tem apoio da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e Amuvitur, agencência da associação voltada ao turismo. O lançamento da rota aconteceu na sexta-feira, em Borrazópolis, em um café da manhã no Resort Solar Águas do Ivaí. Após o lançamento, os convidados visitaram a rota. Conforme o secretário da Amuvitur, o turismólogo de Faxinal, Marcilio Cezar Vicente Junior, o trajeto proposto envolve os municípios Borrazópolis, Cruzmaltina, Grandes Rios, Rio Branco Ivaí, Rosário do Ivaí, Faxinal, Jardim Alegre, Lidianópolis, Ortigueira e Mauá da Serra. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“O circuito é um passeio ciclístico, mas também vamos estar formalizando para ser feito por automóvel e de motocicleta. A ideia é trabalhar o Vale nos moldes de Santa Catarina. O turista fecha o pacote para o roteiro que pode ser percorrido em quatro dias, com carros de apoio e locais para alimentação e pernoite”, relata Junior. Segundo o agrônomo Leandro Cividini, extensionista do escritório da Emater de Borrazópolis, este é o primeiro circuito de aventura cadastrado na Paraná Turismo, agência do governo do Estado. 

“Está sendo marcada uma nova reunião para os próximos dias, onde o pessoal agora vai trabalhar no planejamento, o mapeamento, os pontos de apoio, escolhendo o melhor trecho onde se passar, a melhor vista para o turista e estruturação das parcerias”. Cividini relata que será um circuito cheio de atrativos, incluindo atividades como montanhismo, canoagem, caiaque, parapente, rapel em cachoeiras. O circuito terá uma gastronomia e cultura de várias etnias. 

“Os turistas também terão acesso às tradições da vida rural conhecendo a fruticultura, floricultura, plantios de milho, soja, trigo, aveia e eucaliptos, dentre outras”. Fábio Couto Rosa proprietário o resort-hotel fazenda Solar Águas do Ivaí, que é um dos idealizadores do circuito está animado. “Essa rota proporcionará atrativos diferentes e abre uma gigantesca oportunidade para todos os municípios envolvidos, que poderão desenvolver ainda mais a parte de hotelaria, restaurantes, e o turismo rural ”, assinala Fábio Rosa.

publicidade

Percurso traz atrativos esportivos e gastronômicos
A rota tem como ponto de partida o Resort Solar Águas do Ivaí, em Borrazópolis. Os turistas vão passar por Cruzmaltina e Porto Ubá no município de Lidianópolis com a gastronomia de peixes e passeios no rio Ivaí, seguindo por Jardim Alegre e com finalização em Grandes Rios onde os turistas poderão vivenciar como por exemplo a cultura do morango e a cultura do café.

O café é o destaque do segundo dia da rota, que passa por Rio Branco do Ivaí, onde o destaque é o Salto Rio Branco e o seu canyon, e a vista da Serra dos Porongos no entardecer na divisa com Rosário do Ivaí. No município, as atrações são a produção de queijos e vinhos artesanais.O terceiro dia é uma rota alternativa de 60 km que percorre distritos de Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí, passando por serras e morros. 

Florestas da Klabin
A rota inclui ainda, as florestas da Klabin, além de uma ampla programação em Faxinal, com atrações diversas como rapel em cachoeira. O passeio encerra no ponto mais alto na Serra do Cadeado, em Mauá da Serra, com exploração da gastronomia local e passeios até o mirante e o morro da Pedra Branca em Ortigueira. 

publicidade


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline