Primeira epidemia de dengue do PR é registrada em São João do Ivaí
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Boletim da dengue divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou São João do Ivaí como a a primeira cidade do Paraná em situação de epidemia por dengue. Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde atualizou para 61 o número de casos confirmados da doença no município.
Com os novos casos, a taxa de incidência é de 0,05 por 100 mil pessoas. A classificação de epidemia equivale índices a partir de 0,03 por 100 mil. A Sesa disponibilizou para a cidade um carro ‘fumacê’ que começou a trabalhar na última sexta-feira na aplicação de inseticida.
No boletim divulgado na semana passada, eram 38 casos confirmados. Conforme a secretária de saúde do município, Adriana da Silva Ceron de Almeida, os casos começaram a ser identificados no início março, quando quatro moradores que haviam viajado para Paraguai, Hortolândia (SP), Maringá e Londrina chegaram a cidade infectados com a doença.
“A boa notícia é que depois de um mês, hoje (ontem) foi o primeiro dia que não recebemos nenhuma notificação de novos suspeitos. Mas, é preciso contribuição da população para melhorar a situação do município”, afirma.
Adriana relata que município adotou uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma dessas ações é a pulverização com o veículo UBV pesado. “Assim buscamos eliminar o máximo de mosquitos que possam estar infectados com o vírus da dengue. Serão sete ciclos de aplicação e estamos entrando no terceiro. Mas é bom lembrar que o inseticida não faz milagre, a população precisa continuar vistoriando e eliminando os focos do vetor da doença”, enfatiza.
A Prefeitura também realiza mutirões de limpeza por toda a cidade. “Já fizemos arrastão na Vila Santa Terezinha, hoje (ontem) fizemos centro. As agentes comunitárias e de endemias vão à frente orientando e auxiliando as famílias na limpeza total das casas. À tarde, o caminhão de lixo passa recolhendo o material descartado”, destaca Adriana.
Outra medida da administração municipal é a intensificação das fiscalizações nos lotes vazios. “O proprietário que for notificado e que não realizar a limpeza pode receber multa e ter nome encaminhado ao Ministério Público para que seja aberto processo criminal”, enfatiza a secretária. P
ara a secretária, a epidemia por dengue na cidade é uma fatalidade. “Assim como nós, o pessoal do Estado não consegue entender esses casos positivos em São João do Ivaí. Em relação a outros municípios, o nosso está limpo. Temos índice de infestação do mosquito da dengue bem menor que outras cidades, mas mesmo assim desencadeou nesse numero de pessoas com a doença. Uma fatalidade, mas estamos aqui para enfrentar esse problema” completa Adriana. O último levantamento apontou índice de infestação de 1,7%.
Últimas em Região
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline