Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

São João do Ivaí enfrenta surto dengue

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

São João do Ivaí enfrenta surto dengue
Autor Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de São João do Ivaí revelou ontem (11),  38 casos de dengue identificados na cidade desde o mês de março. O surto está preocupando o setor de epidemiologia.  Desde o início do ano foram notificadas no município 97 pessoas suspeitas com as doenças, das quais, oito ainda aguardam o resultado dos exames.  O município é responsável por mais de 90% dos casos de toda a 22ª Regional de Saúde (22ª RS) que registrou no mesmo período 121 notificações. Na região apenas um caso de dengue foi registrado fora do munícipio, em Ivaiporã.

Para reforçar o combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, , a 22ª RS solicitou a SESA o envio de veículos UBV pesado para aplicação de inseticida, tradicionalmente conhecido como ‘Fumacê’ relata Elaine Aparecida Nogueira chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da regional.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Já está aberta o pedido da UBV, e nos próximos dias vão estar em São João do Ivaí para fazer os ciclos que o protocolo orienta. O município tentou fazer tudo aquilo que estava dentro do protocolo, realizou todos os bloqueios, e o trabalho vinha sendo feito continuamente, só que mesmo assim o surto foi desencadeado”, destaca.

A situação de São João do Ivaí abre alerta de prevenção para os municípios vizinhos. “Tem município que está com índice do Aedes muito maior que o deles, que mesmo com índice baixa desencadeou essa situação”, diz. Segundo ela, os surgimento de casos fora do verão é atípico. “Na nossa região, a dengue vem acontecendo neste período, outono e permanece até o inicio do inverno”, esclarece Elaine.


A vice-prefeita Carla Suzi Emereciano relata que os casos de dengue em São João do Ivaí começaram a surgir no mês passado, através de pessoas que vieram de outras regiões. “Os quatro primeiros casos foram de pessoas infectadas em outras regiões, vindos do Paraguai, Hortolândia (SP), Maringá e Londrina. Elas trabalham fora e vieram para cá no final de semana”.

publicidade

Ela diz que todas as medidas estão sendo tomadas para o controle da doença. “Ainda não é epidemia, mas é preocupante. Porém, estamos tomando medidas de epidemia. A cada caso notificado, a gente não espera confirmar, vamos à casa e é feito bloqueio de nove quarteirões em volta. Os agentes passam o veneno de bombinha, entram na casa e eliminam qualquer foco. Nos casos confirmados, além dos cuidados  médicos com a pessoa, é orientado a questão do repelente, e fazemos a pulverização com a camionete na região onde a pessoa mora”, relata Carla.
 
Mutirão de limpeza e fiscalização

Para os próximos dias a Prefeitura vai promover um mutirão de limpeza. “Já conversamos com o pessoal da Patrulha Ambiental do Rio Ivaí que vai nos auxiliar. Estamos tratando a estratégia para depois confirmar a data”, relata a vice-prefeita Carla Emereciano. Na cidade os focos estão centralizados na Vila Santa Terezinha e na região do conjunto Ney Braga. “Vamos iniciar o mutirão nestes dois bairros, mas será realizado em toda a cidade”, enfatiza. 

A Prefeitura de São João do Ivaí, através da Vigilância Sanitária (VISA), também intensificou a fiscalização em terrenos baldios,  autuando proprietários para fazerem a manutenção dos lotes. "Caso o proprietário não obedeça a notificação, a prefeitura está realizando a limpeza e a conta será cobrada junto ao IPTU", completa Carla.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline