Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Produção de leite exige profissionalização

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Produção de leite exige profissionalização
Autor Foto: Reprodução

Após ganhar espaço na região de Ivaiporã, a pecuária de leite agora vem passando por uma etapa de profissionalização. Uma das técnicas que vem despontando é o sistema Free Stall. 

Na Cabanha Caiuá, na localidade Água da Prata, em Ivaiporã, o proprietário Gustavo Chaves investiu na construção de um galpão com capacidade para 30 animais e adotou o sistema, que é caracterizado por pelo confinamento das matrizes. O barracão coberto tem uma cama de areia para cada animal de forma que ele passe o dia ruminando nesse ambiente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Nesse sistema a vaca se levanta, basicamente, apenas para se alimentar, assim ela não tem perda de energia e consegue produzir mais. Além disso, o sistema facilita o manejo, e melhora a sanidade do rebanho”, relata Chaves. No sistema semi-confinado que era adotado anteriormente, a produção média da propriedade de Chaves era em média de 19 litros. “Ainda estamos em fase de adaptação, mas nesse novo sistema, já subiu 4 litros em média por vaca, mas a intenção é chegar a 30 litros nos próximos meses”, assinala Chaves.

Ainda segundo Chaves, embora o rebanho fique confinado, a vaca circula à vontade dentro do galpão, interagindo com as outras, o que possibilita que ela exercite seus instintos com o grupo e sem stress. “Isso faz com que a vaca apresente cio com mais facilidade, o que melhora os índices reprodutivos”, relata Chaves. O retireiro da propriedade, Joel de Moraes, aprovou o novo sistema. Ele relata que sempre trabalhou com animais no pasto. 

“É bem mais fácil de manejar. Elas ficam descansando o tempo todo, e na hora de ordenhar é só levar para a sala de espera. Antes levava quase uma hora, só para tocar os animais até ordenha. Hoje é rapidinho, no máximo 5 minutinhos, já estão prontas”, afirma Moraes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PLANEJAMENTO
Para a médica veterinária, Vitória Maria Montenegro Holzmann, diretora regional da Emater de Ivaiporã, um planejamento bem elaborado representa grande vantagem e faz a diferença para se ter um resultado positivo. “Infelizmente, muitas vezes o planejamento rural é deixado de lado, fazendo com que produtores tenham dificuldades de se preparar para eventos adversos”, relata. 

Ainda segundo Vitória Maria, o planejamento rural oferece uma visão de longo prazo, e envolve mercados internos e externos, fornecedores de insumos, toda a cadeia de produção, além das práticas de manejo. “Um bom planejamento estratégico oferece o diagnóstico e a análise do ambiente, facultando ao produtor uma melhor leitura do futuro de suas atividades. Em suma, para se ter lucros tem que profissionalizar a gestão”, enfatiza.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV