Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Ivaiporã leva flores para espaços públicos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

  Ivaiporã leva flores para espaços públicos
Autor Foto: Reprodução

O programa “Ivaiporã Mais Florida” está mudando o visual da cidade. A ação que começou em outubro, com a instalação do viveiro de mudas no Parque Ambiental Jardim Botânico, visa melhorar o paisagismo de áreas públicas com espécies adequadas para o município. O projeto é ousado e, segundo a prefeitura, além de levar manutenção da jardinagem continuamente, a meta é plantar mais de 300 mil flores até 2020. 

A servidora pública Marilza Biancato, coordenadora do programa municipal relata que o programa já está presente em alguns locais da cidade. “Começamos a produzir as primeiras sementes (10 mil) em outubro com produção de sálvia, petunia, vinca e boca de leão que foram usadas para revitalizar o centro no período natalino, principalmente as Praças Henrique Portelinha e Manoel Teodoro da Rocha, e na rotária na entrada da cidade frente ao Posto Ivaiporã”, detalhe. O objetivo do programa, segundo ela, é plantar mudas nos canteiros centrais, praças e prédios públicos e depois levar para toda a cidade. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Como é um projeto novo, produzimos nesses primeiros meses 30 mil mudas. Estamos com a segunda remessa de flores pronta e a partir de agora o programa será ampliado. Além de dar a manutenção no que já foi plantado, vamos começar a decorar a Avenida Ladislao Gil Fernandez e gradualmente levar o programa para as praças e outros locais”. De acordo com o prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB), o “Ivaiporã Mais Florida” vai também envolver os moradores.

"Este ano vamos dar uma maior dimensão ao programa. Não é só da área pública, queremos também incentivar a população a florir suas fachadas, varandas e janelas”, analisa. Como incentivo, Miguel Amaral diz que a Prefeitura vai ofertar cursos e oficinas de floricultura e, no futuro, distribuir as mudas para os moradores. “Vamos ampliar o viveiro e nossa equipe de paisagistas, pois queremos também disponibilizar as mudas. Queremos desafiar todos os moradores e comerciantes a contribuírem se comprometendo a cuidar das plantas e a manter a beleza das ruas, transformando Ivaiporã numa cidade mais alegre, colorida e embelezada", completa. 

CUSTOS
Ainda segundo, a coordenadora do “Ivaiporã Mais Florida”, Marilza Biancato, o custo das mudas foi a principal motivo pelo qual a Prefeitura optou em construir o próprio viveiro de flores. “Antes, quando íamos plantar, a prefeitura comprava mudas, mas era muito caro, ficava muito difícil manter a cidade florida. No nosso viveiro o custo caiu bastante, uma muda de R$ 1,00 aqui nós produzimos por R$ 0,30”, ressalta Mel. 

publicidade


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline