Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Contas de início de ano exigem planejamento de consumidores

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

  Contas de início de ano exigem planejamento de consumidores
Autor No ‘pacote de gastos’ de janeiro está o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) - Foto: Tribuna do Norte - Foto: Reprodução

Após as festas de dezembro, a atenção de boa parte das pessoas se volta para os vários gastos tradicionais neste início de ano. No ‘pacote de gastos’ de janeiro estão o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além dos custos com matrículas, uniformes e materiais escolares. Segundo economista, planejamento financeiro é fundamental para não ‘passar aperto’.

De acordo com o economista do campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Rogério Ribeiro, é preciso criar uma ‘cultura de poupança’ para ter mais tranquilidade neste início de ano. “A família que não é acostumada a poupar vai sofrer um pouco. É preciso pensar nos gastos de janeiro lá em dezembro, poupando o 13º salário. Até porque estes gastos não podem nem ser chamados de extraordinários, visto que todo mundo já sabe que eles vão acontecer. Por isso, se planejar é fundamental”, diz.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Ele aponta que, quem não conseguiu poupar pode parcelar o pagamento. No entanto, raramente esta possibilidade é mais vantajosa do que pagar à vista. 

“Parcelar ainda é melhor do que pegar dinheiro emprestado e arcar depois com os juros. Mas o ideal é pagar à vista, já que os descontos dados são geralmente maiores do que o rendimento do mesmo valor em uma aplicação financeira”.Segundo Rogério, no final das contas é tudo bem simples. “Não há mágica ou segredo: quem gasta menos do que ganha vai passar por este período sem sufoco. No entanto, quem não tem um planejamento financeiro muito bem definido pode ter apuros. A dica aqui é começar esse planejamento o quanto antes para que, no próximo ano, a situação seja mais confortável”, ressalta.

IPVA E IPTU
Os paranaenses começarão a pagar o IPVA 2018 a partir do próximo dia. De acordo com o governo estadual, os carnês já começaram a ser enviados às residências dos proprietários dos veículos. Quem pagar à vista terá desconto de 3%. O governo espera arrecadar R$ 3,2 bilhões com o IPVA.A alíquota da maior parte da frota é de 3,5% sobre o valor do veículo apontado na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Veículos que pertencem à União, a estados e a municípios são isentos do imposto. Para táxis, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os fabricados antes de 1998 são isentos.

publicidade

Já o IPTU depende do envio dos carnês pelas prefeituras. Em Apucarana, o valor final do imposto foi reajustado em 2,5%, abaixo da inflação, que ficou em 2,7%. Já em Arapongas, o reajuste da planta de valores imobiliários ficou em 2,7%, se refletindo no valor do IPTU. A reportagem buscou contato com os setores de Tributação das duas cidades, mas ninguém que pudesse confirmar a data de envio dos carnês foi encontrado nas duas prefeituras. Em Arapongas, o pagamento em cota única do imposto dará desconto de até 10%.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline