Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Folia de Reis mantém tradição em Ivaiporã

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Folia de Reis mantém tradição em Ivaiporã
Autor Foto: Reprodução

A Folia de Reis uma festa religiosa do folclore brasileiro que marca o encerramento do ciclo natalino é tradição em Ivaiporã. Nem mesmo, a chuva que cai na região há duas semanas, é empecilho para a Companhia de Reis Ireno Custódio Teixeira dar seguimento a caminhada, que na cidade foi iniciada no primeiro dia do ano.

A Folia de Reis tem por intuito rememorar a atitude dos Três Reis Magos, que partiram em uma jornada até encontrarem o Menino Jesus. O encerramento da caminhada será no sábado (6), quando se comemora o Dia de Reis, a partir das 16 horas, na capela da Diaconia Santos Reis, no Jardim Belo Horizonte.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na Folia de Reis, a companhia sai pelos sítios e ruas da cidade, visitando as casas e tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus. Junto com os músicos vão pessoas vestidas com roupas de personagens ligados ao tema da festa. 

Segundo o embaixador da companhia, Edmilson Boscardim, apesar da chuva os foliões da companhia não desanimam. “Mesmo antigamente, quando existia muita dificuldade, sem estradas boas e sem transporte, o pessoal da companhia fazia caminhada a pé, algumas vezes até por 50 quilômetros. Hoje não, tudo é mais fácil, temos carros e até um ônibus a disposição da companhia, então não é uma chuva que vai atrapalhar a devoção desse povo”, comenta.

Ainda de acordo com Boscardim, desde a saída até o próximo sábado, a comitiva deve visitar aproximadamente 120 casas, metade na zona rural. “Em algumas casas, como esta aqui que pertence a diaconia Nossa Senhora Aparecida, são 16 casais todos da mesma família, que se reúnem neste local que era a moradia do pai, para receber a bandeira e manter a tradição familiar viva”, relata.

Na manhã de ontem, o reisado iniciou a caminhada do dia, no sitio São Jorge, na casa onde morava Jorge Alves, um sitiante devoto dos Reis Magos, já falecido. “Hoje, não mora ninguém aqui, mas nós mantemos a casa como era na época em que ele ainda era vivo para receber a companhia. A Festa de Reis é uma tradição de família de mais de 60 anos. Eu era pequena lá em Minas Gerais e meu pai já acompanhava”, relata Luzia Zélia Alves. 

publicidade

De acordo com o ministro de eucaristia Benedito Crozatto, responsável pela diaconia Nossa Senhora da Aparecida, festa é o resgate de um acontecimento bíblico e de uma tradição que traz a notícia que Jesus é o Senhor do mundo “E uma tradição que se mantém viva e não deve acabar nunca. O maior ensinamento que os magos nos deixaram é a busca do Senhor Jesus Cristo”, completa Crozatto.
 

 

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline