Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Abertura de empresas cresce 13% na região

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Abertura de empresas cresce 13% na região
Autor Foto: Reprodução

Dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) revelam que o número de empresas abertas no Paraná de janeiro a outubro de 2017 cresceu 9,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em dez meses, 37.217 novas empresas passaram a funcionar no Estado superando as 33.863 do período anterior. Na região, o índice de crescimento alcançou 13%.

Somando os três escritórios da Jucepar na região (Apucarana, Arapongas e Ivaiporã), foram abertas 1.109 empresas no período de janeiro a outubro deste ano. O valor é 13% maior do que no mesmo período de 2016, quando foram abertas 982 empresas.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Uma das empresas abertas neste ano é a loja de Jéssica da Silva Chevonica. O estabelecimento entrou em operação em abril deste ano em Apucarana. “Sempre quis trabalhar com lingeries e, nos últimos dois anos, me planejei para abrir a loja. Queria ter iniciado o negócio no ano passado, mas acabou não dando certo. No entanto, neste ano consegui abrir a loja”, disse ela.

A proprietária afirma que o negócio tem melhorado com o tempo. “Cada dia tem sido melhor do que o anterior. Acredito que a chave é ter a equipe certa, já que o maior desafio é atingir e fidelizar os clientes. Aos poucos, fomos nos adaptando ao mercado. Claro que sempre queremos mais, mas os resultados têm sido satisfatórios”.

Ivaiporã teve o maior crescimento: 60,3%, passando de 219 empresas em 2016 para 351 neste ano. Em Arapongas, o aumento foi de 4,5%, passando de 538 para 562 novos empreendimentos. Em Apucarana, o número passou de 225 para 196, queda de 12,9%. No entanto, o saldo do município continua positivo, visto que foram 127 empresas fechadas em 2017, resultando em um saldo de 69 empresas.

publicidade

Curitiba lidera o ranking de cidades com o maior número de empresas abertas com 5.350, seguida por Londrina (2.077) e Maringá (2.076). Os números não contemplam os Microempreendedores Individuais (MEI).

De acordo com a Jucepar, os procedimentos para abertura, alteração e fechamento de empresas ficaram mais simples no Estado desde a implantação do sistema Empresa Fácil Paraná, que integra os sistemas de diferentes órgãos licenciadores e reguladores dos registros empresariais.

JUNTA DIGITAL

publicidade

Desde o começo de novembro também funciona o serviço da Junta Digital, que permite que os contratos societários (para dar entrada nos processos de registro) sejam protocolados pelo sistema Empresa Fácil Paraná não sendo mais necessário a impressão e reconhecimento de firma de todos os sócios e a entrega presencial nos escritórios da Junta Comercial. O contrato precisa apenas da assinatura eletrônica dos sócios, que possui validade jurídica e garante a segurança dos procedimentos.

O Empresa Fácil Paraná pode ser acessado através do site www.empresafacil.pr.gov.br/. Todas as etapas são detalhadas, inclusive a opção de fazer o procedimento através da Junta Digital.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline