Território do Vale do Ivaí discute agenda para 2018
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O grupo gestor do “Território do Vale do Ivaí”, realizou reunião ordinária nesta terça-feira (10), na sede da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), em Apucarana. Técnicos de estatais e de prefeituras vêm atuando na formatação de diretrizes para o desenvolvimento do Vale do Ivaí, com abrangência em 27 municípios.
O encontro, que acontece sempre na segunda terça-feira de cada mês, foi focado na elaboração da agenda de ações para o próximo ano e também no plano operativo anual do Programa Pro-Rural. Segundo a coordenadora do grupo gestor, Lúcia Helena Sokoloski, da Emater de Ivaiporã, a reunião foi muito produtiva. “Contamos com a presença do presidente da Amuvi, o prefeito Beto Preto, e mostramos a ele que estamos conseguindo alavancar diversas propostas através do Território do Vale do Ivaí. Uma delas é o curso de fruticultura para os técnicos municipais, que já está indo para o seu terceiro módulo”, relatou.
Para o próximo ano está previsto o curso de capacitação de lideranças, direcionado a alguns conselhos municipais. “A prioridade na agenda será o incentivo da fruticultura. Essa nova atividade é uma excelente oportunidade para região, e podemos constatar isso através do Valor Bruto da Produção (VBP) nos municípios, e a diferenciação que tem trazido para a nossa região”, avalia a coordenadora.
O município de Apucarana que já vem incentivando a fruticultura através do Programa Terra Forte está sendo exemplo para as demais cidades. “Nós queremos levar as experiências do nosso programa aos demais municípios da nossa região. O Programa Terra Forte tem dado muito certo aqui na nossa cidade, exemplo disso é numero de adesões dos agricultores, que saltaram de 50 que tínhamos no inicio de 2013, para cerca de 200 agricultores, ou seja, um salto de trezentos por cento no relacionamento da prefeitura com os produtores da agricultura familiar” destacou o prefeito Beto Preto.
Durante a reunião, o presidente da Amuvi sugeriu de que fosse feito um debate econômico sobre a fruticultura. A sugestão foi aceita pelos membros do conselho e o evento foi previamente agendado para o dia 7 de novembro. “É importante levar essa ideia para os prefeitos, e representantes da Seab, Emater, Deral e Receita Estadual, que poderão participar das discussões. Nós temos que levar informações para os prefeitos, para que eles também tenham esse estímulo de colocar recursos do seu orçamento municipal para 2018, mesmo que seja pequenos”, argumentou Beto Preto.
O Território do Vale do Ivaí é composto pelos municípios de Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Corumbataí do sul, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marumbi, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rosário do Ivaí, São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí.
Últimas em Região
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline