Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Seminário mostra agroindústria como boa alternativa para aumentar renda no campo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A agroindústria é um dos ramos que mais cresce no Brasil e que tem relação com bons resultados econômicos. Ontem (4), proprietários rurais de 22 municípios do Vale do Ivaí e região central do estado participaram em Jardim Alegre do 2º Seminário Regional de Agroindústrias, promovido pelo Instituto Emater. Além de ouvir palestras do passo a passo para regularização do negócio rural, eles participaram em Lunardelli, da inauguração de um agronegócio de produção de coxinhas de mandioca. 

De acordo com o médico veterinário da Emater, Carlos Eduardo dos Santos, o seminário nasceu do aumento da demanda na região. “O seminário visa integrar produtores rurais, e possibilitar o aperfeiçoamento dos produtores que já tem seus negócios ou pretendem entrar para o setor, seja do ponto de vista das políticas públicas voltadas para as agroindústrias ou do conhecimento de gestão”.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em linhas gerais, o evento realizado ontem, mostrou para os fruticultores, a regularização para uma agroindústria de polpa de fruta, e de produtos de origem vegetal que cabe a fiscalização da Vigilância Sanitária. Após o seminário, os produtores se dirigiram para Lunardelli, para a inauguração de uma agroindústria. “Aqui eles estão conhecendo como foram todas as adequações até chegar num empreendimento familiar rural legalizado”, enfatizou Santos.

Na localidade de Água do Correio,  em Lunardelli, as irmãs Maria Eleni Bernardinelli Colete e Judite Aparecida Bernardinelli Medeiros inauguraram uma pequena agroindústria de coxinha de mandioca. Elas relataram que a ideia nasceu em março deste ano.   “A gente tinha a matéria prima, e estava perdendo na roça. Conversei com a minha irmã e resolvemos aproveitar. Começamos a fazer coxinha e vender para os amigos, gostaram do sabor e começou a expandir, por isso, procuramos a Emater para regularizar e ter mais expansão de negócios”, relatou Maria Eleni.

Para a instalação do agronegócio regularizado, com a compra de equipamentos e reforma do barracão onde a indústria foi instalada, as empreendedoras rurais investiram aproximadamente R$ 10 mil, inclusive com novos equipamentos para a produção de macarrão, que é a próxima etapa das irmãs. “Nós mesmo fizemos a reforma, pintura e o forro de PVC”, assinalou Judite Aparecida.

publicidade

O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola que também participou da inauguração da pequena agroindústria parabenizou o empenho das irmãs e a Emater pela parceria. “Estamos felizes porque é o primeiro. Mas, acreditamos que com esse modelo, muitas outras agroindústrias virão”, completou Grola.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline