Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Prefeituras e ONGs realizam esterilização gratuita de animais na região

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeituras e ONGs realizam esterilização gratuita de animais na região
Autor Clínica faz castrações de 30 animais abandonados por mês em Ivaiporã (Foto: Ivan Maldonado) - Foto: Reprodução

Para impedir o aumento da população de cães nas ruas e ainda proporcionar melhor condição de vida a esses animais, ONGs e algumas prefeituras do Vale do Ivaí desenvolvem projeto em convênio com clinicas veterinárias fazendo mutirões de castração nas cidades. A esterilização ou castração é uma cirurgia que impede a procriação de cães e gatos (machos e fêmeas). Consiste na retirada dos ovários e útero da fêmea, e dos testículos do macho.

Em Ivaiporã, a clínica do médico veterinário Fernando Salla, por exemplo, tem convênio com ONGs e prefeituras de oito municípios (Ivaiporã, Jardim Alegre, Faxinal, Cruzmaltina, São João do Ivaí, Lidianópolis, Ariranha do Ivaí e Arapuã), onde são realizadas mensalmente cerca de 30 castrações de animais abandonados.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“As ONGs  são de papel fundamental nesse controle de natalidade, porém, não teriam tanto trabalho se as pessoas fossem mais responsáveis com relação à responsabilidade envolvida na posse de animal. Ao adotar ou adquirir um cão ou gato, assumimos a guarda de uma vida”, relata Salla.  

O veterinário aconselha as pessoas que desejam ter um animal de estimação, que antes de qualquer atitude, faça um planejamento. “Durante a vida toda deles vão precisar de cuidados. O animalzinho solta pelo, faz cocô, xixi, precisa de comida, enfim, é um ser vivo. Muitos acabam se incomodando com o trabalho e algumas vezes com o custo que eles proporcionam e optam por abandonar esses animais”.

Ainda segundo Salla, apesar de todo o trabalho que é realizado hoje, o número animais abandonados nas cidades mencionadas continua aumentando. “Acredito que para resolver efetivamente o processo, seria necessário a esterilização de 7 a 10 mil por ano. Esses 30 animais que castramos aqui na clínica todos os meses são de rua, animais abandonados. Mas seria importante também os animais de pessoas carentes que não têm acesso a este serviço”, enfatiza.

publicidade

Em Jardim Alegre, as responsáveis por conseguir levar a ação para cidade são as amigas Cintia Sposito e Valdirene Paulini Pavan, que mesmo não pertencendo a nenhuma associação criaram há 2 anos a campanha Castração Voluntária Entre Amigos.  “Hoje temos aproximadamente 70 pessoas que colaboram cerca de R$ 10,00 por mês. Em média são seis castrações todos os meses. Ainda não conseguimos resolver o problema de cães abandonados em Jardim Alegre, mas já diminuiu bastante”, esclarece Cintia.

Exemplo do trabalho feito em Jardim Alegre é de uma cadelinha que ganhou o nome de Jhuly. Depois de ser abandonada e ficar dias perambulando pela cidade e apanhando de outros cachorros de rua, ela foi recolhida e encaminhada para esterilização. “Agora, ela até já ganhou um novo lar e está sendo muito bem cuidada pelos novos donos”, relata Cintia.

Em Ivaiporã, a média de esterilização é de 10 animais por mês. No entanto, o prefeito Miguel Roberto Amaral (PSDB) diz que, em parceria com a Sociedade Protetora de Animais (mantenedora do Abrigo Toca de Assis), pretende ampliar as esterilização.

publicidade

Segundo o prefeito, a partir de 2018 será implantado na cidade uma unidade cirúrgica veterinária móvel (Castromóvel), para realização das esterilizações.  “Muitas pessoas, por falta de condição financeira, não fazem a esterilização dos cães e dos gatos. Como a demanda da cidade é grande, o Castromóvel vai levar esse serviço para as vilas e bairros da cidade e na zona rural”, completa Miguel Amaral.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline