Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Crianças do Veterinário Mirim conhecem trabalho com animais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Crianças do Veterinário Mirim conhecem trabalho com animais
Autor As crianças não esconderam a emoção de ver de perto os filhotes (Foto/Divulgação) - Foto: Reprodução

A coordenadora do projeto Veterinário Mirim, Marcelle Mareze, e algumas professoras das Escolas do Alto Porã, Bento Viana, Carlos Lacerda, João Pessoa, Jacutinga, Ivaiporã, Ignês Caetano e Leila Diniz levaram 17 crianças das 30 finalistas o projeto Veterinário Mirim para conhecer a Clinicão – centro de bem estar animal, e a Agroclínica, em Ivaiporã.

Marcelle Mareze explicou que as crianças finalistas do concurso de frase e desenho referente ao projeto Veterinário Mirim – total de 30 recebem orientações nas clínicas veterinárias. “O veterinário Fernando Salla [Clinicão] apoia o projeto Veterinário Mirim recebendo e explicando às crianças quais tipos de cuidados devem ter com animais domésticos”, explicou a coordenadora.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na Clinicão, professoras e crianças foram recebidas pela sócia-proprietária Emiliana Garcia Salla, que explicou de forma muito didática os procedimentos adotados no tratamento de cães e gatos em relação à alimentação, medicação, centro cirúrgico, espaço de internamento e parte do banho/tosa.

Após mostrar e explicar cada procedimento, Emiliana Salla aconselhou as crianças a se dedicar aos estudos. “Espero receber a visita do vencedor do concurso que vai premiar a melhor frase e o desenho do projeto Veterinário Mirim”.

Emiliana Salla parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Ivaiporã, que lançou o projeto Veterinário Mirim, em agosto, integrando ao programa Saúde nos Bairros. “Acredito que é por meio das crianças que se consegue conscientizar os adultos com relação aos cuidados com cães e gatos”, disse Emiliana Salla, defendendo que é importante as crianças aprender cuidar de animais domésticos na escola.

publicidade

Enquanto explicava os procedimentos, as crianças se mantiveram atentas. “Tudo que interessa a criança chama atenção, porque ela quer entender o assunto. Por isso, é muito bacana esse processo de educação”, acrescentou Emiliana Salla. 



Filhotes chamam atenção

publicidade

Após a visita a Clinicão, as professoras e as crianças foram recebidas pelo veterinário Esmael Pessutti Mussato, na Agroclínica, onde viram de perto 4 cães filhotes, que haviam acabado de nascer de uma cadela de rua. 

“Fiz uma cesariana numa cadela de rua que teve 11 filhotes. Mas apenas 4 sobreviveram, porque ela tentava a cria desde terça-feira, dia 5. Felizmente alguns populares trouxeram a cadela e fiz o procedimento”, contou Esmael Mussato. Se os filhotes sobreviverem, o veterinário irá tentar doá-los.

As crianças não esconderam a emoção de ver de perto os filhotes. Inclusive, algumas delas garantiram que querem ser veterinárias.

publicidade

Na Agroclínica, Esmael Mussato explicou os tipos de serviços que oferece e parabenizou o projeto Veterinário Mirim, comentando que incentiva as crianças a ter responsabilidade desde cedo. “Quem tem animal doméstico ou ajuda a manter precisa se conscientizar com relação aos cuidados com alimentação, vacinação e castração. Assim, diminui o número de animais de rua”, aconselhou o veterinário.

Os alunos João Felipe, Jennifer Lopes e Nicole Rodrigues adoraram as visitas e se mostraram interessados em ser veterinários.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline