Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Prefeitura e Sanepar ofertam curso em Faxinal

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeitura e Sanepar ofertam curso em Faxinal
Autor Encanadores estão sendo capacitados para implantação de rede de esgoto - Foto: Divulgação - Foto: Reprodução

Trinta e dois encanadores participaram, na semana passada, em Faxinal, de um curso de interligação de rede de esgoto promovido Sanepar em parceria com a Prefeitura de Faxinal, na Sala do Empreendedor. Nos dois dias de curso, o objetivo foi preparar esses profissionais a fazerem a correta interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto da Sanepar.

A Sanepar está finalizando a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Faxinal, que recebeu investimentos de R$ 10,5 milhões. Já foi concluída a Estação de Tratamento de Esgoto São Pedro e foram executados 55 km de tubulação. O serviço vai beneficiar 2.500 famílias, que já podem fazer a ligação dos imóveis à rede da Sanepar.Para garantir que as ligações sejam feitas da forma adequada, sem causar danos ambientais, ao sistema de esgoto e ao próprio usuário, o curso teve conteúdos teóricos e práticos.

Na parte teórica, o gestor de trabalho socioambiental da Sanepar em Apucarana, João Paulo Pansanato, explicou os pontos dos imóveis que devem ser ligados à rede de esgoto e que a água da chuva deve ser lançada na galeria pluvial.Na parte prática, houve demonstração de como fazer uma interligação da tubulação da Biblioteca Cidadã de Faxinal à rede coletora. O serviço foi feito pelos funcionários da prefeitura. Os participantes também foram até a estação de tratamento de esgoto conhecer o funcionamento do sistema com o gestor da área de esgoto da Sanepar Antônio Mancino.“É fundamental que as ligações sejam feitas de forma correta para que o esgoto doméstico seja lançado na rede coletora e receba o tratamento adequado na estação da Sanepar. Se houver lançamento irregular na galeria pluvial, ocorre dano ambiental. Da mesma forma, a água da chuva deve ser lançada na galeria pluvial porque se for para a rede de esgoto pode haver transbordamento e comprometer o sistema de tratamento”, afirma João Paulo.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline