Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Marilândia e Jandaia tentam atingir meta da biometria

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Marilândia e Jandaia tentam atingir meta da biometria
Autor Biometria avança em Jandaia do Sul (Foto: Delair Garcia) - Foto: Reprodução

Fóruns eleitorais de Marilândia do Sul e Jandaia do Sul estão implorando aos eleitores para que procurem seus cartórios para fazer o recadastramento biométrico. Em ambas as comarcas, a procura pelo procedimento, numa avaliação geral, ainda não tem sido aquela esperada inicialmente. 

Municípios temem perder eleitores para as eleições do ano que vem e, até mesmo, a possibilidade de fechamento de zona eleitoral, conforme diretrizes de resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É o caso da zona eleitoral de Marilândia do Sul, que corre sério risco de ser extinta.O eleitor que não fizer a biometria dentro do prazo previsto terá seu título de eleitor cancelado automaticamente. Isto acontecendo, ele não poderá votar nas eleições de 2018.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O Fórum Eleitoral de Marilândia do Sul, que abrange os municípios de Marilândia do Sul, Califórnia, Rio Bom e Mauá da Serra, vem intensificando uma campanha no sentido de atingir 100% dos eleitores com a revisão biométrica. Para tanto, a 76ª Zona Eleitoral vem desenvolvendo ampla campanha de divulgação junto à comunidade sobre a importância de os eleitores fazerem a biometria, ao mesmo tempo que conta com o apoio das prefeituras e da própria sociedade organizada na busca de eleitores para este procedimento, seja na cidade ou na zona rural.

Segundo o chefe do cartório, Bruno Azzolini, metade dos cerca de 25 mil eleitores dos quatro municípios foi atendida com a biometria desde quando foi iniciado o processo em 19 de junho. Uns estão mais adiantados e outros não. Os trabalhos prosseguem até o dia 15 de setembro.Até final desta semana foram atendidos 64,6% dos 7.358 eleitores de Marilândia do Sul (4.777), 49,1% dos 7.076 eleitores de Califórnia (3.486), 56,6% do eleitorado de Rio Bom (1.714) e 55% dos 7.265 eleitores de Mauá da Serra (3.994).

Bruno Azollini observa que, pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que propõe extinção ou remanejamento de zona eleitorais em todo o País, a Comarca de Marilândia do Sul corre o risco de ser enquadrada nesta determinação. Isto porque a resolução estabelece um número mínimo de 25 mil eleitores para uma zona eleitoral continuar funcionando. 

publicidade

“Nós estamos exatamente neste limite e não queremos que nossa zona eleitoral seja extinta. Por isso, um grande esforço está sendo feito no sentido de não perder eleitores neste processo de revisão biométrica”, afirma Azzolini.Para garantir a meta de 100% dos eleitores no processo biométrico, vale tudo na campanha que vem sendo feita pelo cartório em conjunto com as prefeituras e entidades. As quatro prefeituras, por exemplo, cederam 35 estagiários para atender eleitores no Cartório Eleitoral, além de tenda para abrigar as pessoas. Prefeituras também estão fazendo o transporte diário de eleitores até o cartório. 

Até os idosos do Lar São Vicente se dispuseram a fazer a biometria.Segundo Azzolini, o trabalho de divulgação e chamamento das pessoas está contando com a colaboração de padres e pastores durante as missas e cultos, além de professores e diretores de escolas.


Campanha busca eleitores jovensPor uma iniciativa do promotor eleitoral Renato Pianowski, de Marilândia do Sul, foi lançada junto ao Colégio Estadual Padre Ângelo Casagrande a campanha “Ponto para a Cidadania”, com apoio da direção e professores. 

publicidade

Além de conscientizar os jovens eleitores a fazer a biometria, a campanha também propaga a importância de o jovem tirar o primeiro título eleitoral. Assim, nos intervalos das aulas um ônibus da prefeitura transporta os alunos até o cartório para o procedimento biométrico ou emissão do primeiro título.Para atender os estudantes do período noturno, o cartório está ampliando o expediente até as 21 horas quando solicitado. Da mesma forma está fazendo plantão aos sábados para atender às empresas que pedem agendamento de seus trabalhadores. 

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline