Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Rato do banhado é encontrado na área urbana de Ivaiporã

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Rato do banhado é encontrado na área urbana de Ivaiporã
Autor O roedor foi visto por uma pessoa no conjunto habitacional Mourão Filho. Foto: Ilustração - Foto: Reprodução

Uma equipe de técnicos do Departamento de meio ambiente da prefeitura de Ivaiporã capturou na quinta-feira (3) um rato do banhado. O roedor foi visto por uma pessoa no conjunto habitacional Mourão Filho. O animal passou por uma avaliação de técnicos do meio ambiente e na sequencia reintroduzido em uma reserva ecológica do município.

De acordo com Marcio Zanardo, do departamento de meio ambiente, o animal foi encontrado na Av. Café Filho, na imediações da Paroquia Espirito Santo, e se encontrava na calçada em frente a uma residência. Para a captura foi usado pinças, cambão e gaiola de contenção.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Ele ficou um pouco agressivo, já que se trada de um animal selvagem. Mas, conseguimos realizar a captura rato do banhado sem agressão ou ferimentos”, relata Zanardo. O roedor foi reintroduzido em uma mata nas proximidades do Rio Pindauva.

Segundo o secretário de Meio Ambiente Jayme Ayres, a presença de animais silvestres em áreas urbanas tem sido uma preocupação crescente. “Isso em função que algumas matas estão sendo preservadas, formando inclusive o corredor da biodiversidade, principalmente nas áreas de mata ciliar”.

Conforme o secretário, os animais mais vistos na área urbana são os gambás, animais que se adaptam bem às condições urbana. “Pois costumam buscar comida e abrigo dentro de casas, escolas e outras construções”, observa Ayres. Nas matas ciliares da região também são vistos muitos macacos prego, quatis, paca e capivara.  “Em outros casos, mais raros, felinos de porte médio como a jaguatirica”, relata Ayres.

publicidade

Recentemente moradores da localidade de Sabugueiro, relataram a presença de uma onça. Ainda segundo o secretário em muitos casos, o resgate não é necessário porque geralmente eles retornam para a mata. “É importante que as pessoas ajudem a preservar, não matem e não capturem. A orientação é que, se o animal estiver oferecendo algum risco, ou causando algum dano, a pessoa contate o Departamento de Meio Ambiente, ou a Polícia Ambiental”, assinala Ayres


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline