Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Projeto incentiva leitura em São João do Ivaí

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Projeto incentiva leitura em São João do Ivaí
Autor proposta diferente vem divertindo os alunos da rede municipal de São João do Ivaí. Foto: Divulgação - Foto: Reprodução

Aliar a literatura infantil com a encenação, fazendo com que a criança deixe de apenas imaginar para ser protagonista, vivendo a própria história. É uma proposta diferente que vem divertindo os alunos da rede municipal de São João do Ivaí. O projeto Contação de Histórias tem sido uma importante e inovadora ferramenta para incentivo à leitura.

Idealizado pelo prefeito Fábio Hidek Miura, há um mês a novidade foi para as salas de aula. "O poder público tem que ir além dos investimentos no professor, na capacitação, nas estruturas físicas. É fundamental inovar com projetos que façam a diferença na formação dos alunos. Assim pensamos e colocamos em prática através de uma equipe capacitada", afirma o prefeito. O projeto foi implantado inicialmente no Centro de Educação Infantil Vovó Bárbara e nas escolas municipais Tancredo Neves, Jovita Cruz e Santa Terezinha, todas da sede.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

 "Precisávamos fazer uma experiência, por isso que o projeto começou na cidade. Mas, entretanto, diante do sucesso, já estamos organizando para levá-lo às escolas e CMEI's dos distritos", comenta a secretária municipal de Educação, Daiene Bueno. A ação possui formatação pré estabelecida, abrangendo alunos do pré ao 5º ano. "Atendemos uma série por semana de todas as escolas, porque assim facilita a escolha da história que será trabalhada, respeitando o desenvolvimento pedagógico de cada turma", explica a diretora municipal de Cultura, Maiara Ávilas. Para desenvolver o projeto nas escolas, Maiara conta com o apoio de um estagiário, integrante do grupo municipal de Teatro. 

Enquanto os dois profissionais fazem a narração, os alunos são convidados a encenar e recebem figurinos. "Os pequenos atores se divertem com os colegas. Trabalhamos a literatura de forma lúdica, o que tem sido muito prazeroso para todos os envolvidos", conta a diretora de Cultura. A professora do 4º ano da Escola Tancredo Neves, Maria Castro, recebeu o projeto em sua sala e elogiou a iniciativa. "Maravilhoso! Gostei muito. Eles ouvem, vivem a história na prática e depois vão produzir na escrita. É um estímulo para interpretação e produção de texto".

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline