Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Região

publicidade
REGIÃO

Ivaiporã testa semáforo com wi-fi que se autoprograma de acordo com tráfego

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ivaiporã testa semáforo com wi-fi que se autoprograma de acordo com tráfego
Autor Nova tecnologia de reconhecimento avançado em semáforos de trânsito está sendo implantada em Ivaiporã. Foto: Arquivo TN - Foto: Reprodução

Uma nova tecnologia de reconhecimento avançado em semáforos de trânsito está sendo implantada em Ivaiporã, o Semáforo Autônomo Inteligente. O novo sistema de sinalização que está sendo instalado pioneiramente na Avenida Ladslao Gil Fernandez, pela empresa de tecnologia Seebot, de Maringá. O equipamento promete melhorar a fluidez dos veículos, proteger pedestres e os próprios motoristas. De quebra, o semáforo terá ainda rede de Wi-fi disponível num raio de aproximadamente 300 metros.

De acordo com o engenheiro de controle e automação, Thiago Mattia, da empresa Seebot o principal foco do semáforo é otimizar o trânsito e diminuir a fila de espera. “O semáforo tem câmeras internas que captam imagem da via e através de alguns índices calcula qual o preenchimento da via e velocidade do tráfego. Com isso, ele tem um sistema de otimização e com esses índices, decide qual via deve abrir ou fechar”, explica Mattia. Por enquanto, o semáforo funciona somente no sinal de atenção, a expectativa é que em dez dias seja liberado.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Ele demora um pouco para aprender sobre a via e também não podemos semaforizar antes de terminar toda a sinalização ao redor. Junto com isso, também estamos fazendo melhorias no software e no hardware para ficar 100% quando começar a operar”, destaca Mattia. O cientista da computação, Allanclair Flausino dos Santos, responsável pelo controle de abertura e fechamento do sinal diz que o semáforo priorizará a via com maior número carros. “É como se fosse um agente de trânsito, ou até melhor, já que para este trabalho, a máquina é muito mais precisa. O semáforo consegue fazer vários cálculos muito rápido. É como se tivéssemos um agente em cada via se comunicando entre eles, e tomando a decisão mais eficiente, determinando qual o tempo de fechamento mais adequado para cada uma das vias”, explica Santos. 

O Semáforo Autônomo Inteligente pode ainda ser utilizado como placa de sinalização e sistema de autuação de infrações de trânsito cometidas tanto por motoristas como por pedestres. Outras funcionalidades em desenvolvimento permitem identificação de vagas de estacionamento e liberação de vias para ambulâncias e carros de bombeiros em casos de emergência.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline