Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

X de Musk descumpre ordem de Moraes, espera bloqueio e promete divulgar decisões

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A rede social X (antigo Twitter) anunciou na noite desta quinta-feira, 29, que não cumpriu o prazo determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para indicar um representante legal da empresa no País. Com isso, a plataforma deve ser suspensa a qualquer momento.

A decisão do X foi adiantada pela Coluna do Estadão. Após a ordem de Moraes, tanto a empresa quando Musk não deram perspectiva de que iriam indicar um representante legal para o País.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em uma postagem na própria plataforma, o perfil responsável pelas relações internacionais do X afirmou que está aguardando o bloqueio das atividades no Brasil. A conta também prometeu divulgar, nos próximos dias, documentos judiciais sigilosos de Moraes que foram entregues a empresa de Musk.

"Nos próximos dias, publicaremos todas as exigências ilegais do Ministro e todos os documentos judiciais relacionados, para fins de transparência. Ao contrário de outras plataformas de mídia social e tecnologia, não cumpriremos ordens ilegais em segredo", escreveu a conta de relações internacionais da plataforma.

Como o X não cumpriu o prazo determinado por Moraes, agora ele decidirá sobre o assunto ou levará o assunto ao plenário da Corte. Para a suspensão, o magistrado deve oficiar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por dar prosseguimento à derrubada da plataforma. A agência irá demandar provedores de internet, que irão cumprir a ordem de impedir a atividade da rede social em território brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A intimação de Moraes foi feita por meio do próprio X, através de um perfil institucional do STF. De acordo com juristas ouvidos pelo Estadão, a notificação pode ser considerada inválida por não comprovar que o representante legal da empresa no exterior recebeu a notificação.

Além de exigir a indicação de um representante legal, Moraes também bloqueou as contas bancárias da Starlink, outra empresa de Musk responsável por produzir satélites de baixo custo. Em nota, a entidade afirmou que a decisão é ilegal e fere os princípios da Constituição Federal.

"Esta ordem é baseada em uma determinação infundada de que a Starlink deve ser responsável pelas multas cobradas - inconstitucionalmente - contra X. Ela foi emitida em segredo e sem dar à Starlink qualquer um dos devidos processos legais garantidos pela Constituição do Brasil. Pretendemos abordar o assunto legalmente", diz o texto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV