Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Vaga deixada por Dallagnol será assumida pelo pastor Itamar Paim

Defesa do ex-deputado Luiz Carlos Hauly, que era cotado para assumir a vaga, vai recorrer da decisão do TRE

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Vaga deixada por Dallagnol será assumida pelo pastor Itamar Paim
Autor Pastor Itamar Paim (PL) fica no lugar de Dallagnol - Foto: acervo pessoal

A vaga do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos), que teve o mandato cassado por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será ocupada pelo pastor Itamar Paim (PL). A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (17) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

Luiz Carlos Hauly (Podemos) era cotado a assumir a vaga de Dallagnol pois foi o segundo mais votado do partido no Paraná. Entretanto, o candidato fez 11.925 votos, e, por conta disso, não atingiu a contagem mínima de votos. Cada candidato precisa receber, individualmente, 10% do quociente eleitoral de estado por onde concorre para preencher as vagas a que seu partido tem direito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: 'Canetada', reage Deltan após ter mandato cassado pelo TSE

Assim a vaga ficou com Paim, que teve 47.052. Ele ficou atrás de outros quatro candidatos que não foram eleitos, mas foi favorecido pelo quociente eleitoral de seu partido.

MANDATO CASSADO

O ex-procurador da operação Lava Jato no Paraná teve o registro de candidatura cassado na terça-feira (16) por unanimidade. A decisão resultou na perda imediata do mandado de Dallagnol que, segundo os ministros, agiu para fraudar a lei antes das eleições e não ficar inelegível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a decisão do TSE, os votos que Dallagnol recebeu na eleição foram para legenda. Segundo o TRE-PR, após a decisão, uma nova totalização precisou ser realizada.

- LEIA MAIS: TSE cassa mandato do deputado federal Deltan Dallagnol

Nesta quarta (17), a assessoria de Deltan confirmou que ele recorrerá da decisão do TSE no Supremo Tribunal Federal (STF). A Câmara dos Deputados disse que ainda não foi notificada da decisão do tribunal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

HAULY VAI RECORRER

A defesa do ex-deputado Luiz Carlos Hauly, que era cotado para assumir a vaga, vai recorrer da decisão do TRE que informou que a vaga de Deltan Dellagnol será de Itamar Itaim, do PL.

Em entrevista ao blog Paçoca com Cebola o advogado Frederico Reis, especialista em direito eleitoral, disse que ainda não está claro se a decisão do TRE foi monocrática ou colegiada. Se foi monocrática a defesa de Hauly ingressará com recurso no próprio TRE para que o caso seja levado para votação colegiada. Se a decisão do TRE foi colegiada, o recurso será impetrado no TSE já que o Supremo Tribunal Federal, em decisão de fevereiro, informa que a cláusula de barreira não se aplica ao suplente. Clique aqui e leia a decisão na íntegra.

Com informações do G1 e do blog Paçoca com Cebola.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline