Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Último grupo de políticos brasileiros cruzou a fronteira de Israel, diz Itamaraty

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O último grupo de autoridades e políticos brasileiros que estava em Israel quando o país iniciou os ataques contra o Irã, no dia 12 de junho, conseguiu cruzar a fronteira com a Jordânia nesta quarta-feira, 18. O Itamaraty confirmou que a comitiva de 27 pessoas se deslocou por via terrestre.

Os políticos viajaram por terra até Amã, capital da Jordânia, onde o espaço aéreo está aberto. Lá, as autoridades vão embarcar em voos comerciais para retornarem ao Brasil. Alguns membros da comitiva precisarão pernoitar em Amã a depender da oferta de voos no aeroporto da capital jordaniana nos próximos dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, toda a operação de evacuação do grupo foi custeada por Israel e teve auxílio da diplomacia da Jordânia.

"A operação foi viabilizada a partir de estreita coordenação mantida pessoalmente pelo Ministro das Relações Exteriores junto a seu homólogo jordaniano ao longo do último fim de semana. As Embaixadas do Brasil em Amã e em Tel Aviv têm prestado apoio ao grupo e acompanhado de perto seus deslocamentos", diz o Itamaraty em nota.

As autoridades brasileiras viajaram a convite do governo israelense para um evento de segurança pública no país. As comitivas precisaram se abrigar em bunkers devido aos ataques israelenses contra o Irã. A ação militar começou na noite de 12 de junho (horário do Brasil), e continuou na sexta-feira, 13.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro grupo de autoridades foi retirado de Israel na segunda-feira, 16, em uma comitiva particular de 12 pessoas, organizada pelo deputado federal Emerson Lucena (PP), filho do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), que precisou ser abrigado em bunkers em Israel.

O Itamaraty afirmou ainda que segue acompanhando a situação dos demais brasileiros que ainda estão em Israel e reforçou alerta para evitar viagens ao país.

"A Embaixada do Brasil em Israel mantém, desde outubro de 2023, alerta consular que desaconselha toda viagem não essencial àquele país e recomenda, desde então, que os brasileiros e brasileiras que se encontravam em Israel considerassem deixar o país. Naquele mês, um total de 1.413 brasileiros foi evacuado de Israel em aeronaves da Força Aérea Brasileira."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline