Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Toffoli: Direito incide no mundo dos fatos, seja na briga de botequim ou na rede social

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O relator do julgamento que discute a responsabilidade das redes por conteúdos, ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que "o que é ilícito no mundo real, é ilícito no mundo virtual". A fala foi feita durante a leitura do seu voto. "Simples assim, não precisar-se-ia nem de lei específica para aplicar o direito, porque o direito incide no mundo dos fatos, sejam eles reais ou digitais, na briga de botequim ou na rede social", destacou.

Toffoli é relator de uma das duas ações julgadas em conjunto que discutem a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, de 2014. O dispositivo estabelece que as plataformas só podem ser responsabilizadas por conteúdos publicados por terceiros caso elas deixem de cumprir uma ordem judicial de remoção. A outra ação é relatada por Luiz Fux.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O ministro também fez críticas às plataformas, que defendem a validade do artigo 19. "As redes sociais se alimentam, sim, e há inúmeras pesquisas que vou citar no meu voto, de inverdades, de estímulo ao ódio, de estímulo a todo tipo de situação ilícita." Ele ainda disse que "ao fim e ao cabo é de business, é de dinheiro que se trata" e que as plataformas não têm outros interesses que não o lucro.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline